SINPROFAZ PARTICIPA DE PAINEL DO GT PARA ENFRENTAMENTO AO ASSÉDIO E À DISCRIMINAÇÃO – SINPROFAZ

18 set, 2023

A presidente do SINPROFAZ, Iolanda Guindani, compareceu ao terceiro encontro do Ciclo de Painéis do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação na Administração Pública Federal. Realizado na quinta-feira (14), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília/DF, o encontro foi coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e possibilitou debates sobre experiências, de órgãos públicos e empresas estatais, na implementação de políticas para enfretamento ao assédio e à discriminação.

Uma das expositoras foi a filiada Mariana Cruz Montenegro, diretora de Governança e Estratégia da Empresa de Correios e Telégrafos. Representantes do Tribunal de Contas da União, do Banco do Brasil e da Petrobrás também marcaram presença nos debates. A abertura do painel coube à assessora-chefe de Participação Social e Diversidade do MGI, Daniela Gorayeb. Segundo ela, os painéis vêm ocorrendo em paralelo com as reuniões do GTI, de modo que o Grupo possa aprender com as experiências. “Neste governo, não negamos a violência do assédio e da discriminação. Ao contrário: enfrentamos o assunto com muita seriedade. Por isso estamos promovendo esses espaços de escuta.”

De acordo com a assessora-chefe, o objetivo do Grupo de Trabalho Interministerial é elaborar uma proposta para amplo enfrentamento ao assédio e à discriminação na administração pública, de modo que as ações sejam resultado da união de esforços dos órgãos integrantes do GTI. No Grupo, a Carreira é representada pela filiada Claudia Trindade, assessora especial de Diversidade e Inclusão da AGU. Além da Advocacia-Geral da União e do MGI, o GTI é composto por membros da CGU e dos ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania, da Igualdade Racial, da Justiça e Segurança Pública, das Mulheres, da Saúde, do Trabalho e Emprego e da Educação.