AUTORIDADES PRESTIGIAM SOLENIDADE DE ABERTURA DO 21º ENCONTRO DO SINPROFAZ – SINPROFAZ

01 dez, 2023

AUTORIDADES PRESTIGIAM SOLENIDADE DE ABERTURA DO 21º ENCONTRO DO SINPROFAZ

Na noite de ontem (30), uma cerimônia com a presença de autoridades e Colegas marcou o início do 21º Encontro Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional. O evento ocorre este ano no Club Med Rio das Pedras, no Rio de Janeiro, e conta com a participação de PFNs, familiares e convidados. Presidida por Iolanda Guindani, a Mesa de Honra da solenidade de abertura foi composta pelo ministro da Advocacia-Geral da União e filiado, Jorge Messias; pela procuradora-geral da Fazenda Nacional e filiada, Anelize Ruas; e pelo presidente do Instituto Combustível Legal, Emerson Kapaz. Esta edição do Encontro tem como tema “PGFN e Transação Tributária”.

Homenagem
Como não poderia deixar de ser, o evento foi aberto com uma homenagem ao querido diretor Sérgio Luís de Souza Carneiro, que faleceu no último dia 21. Após um vídeo com cenas do trabalho desempenhado pelo Colega ao longo dos anos de dedicação ao Sindicato e à Procuradoria da Fazenda Nacional, o diretor e ex-presidente Achilles Frias entregou à viúva e também filiada, Jacqueline Carneiro da Graça, uma placa em homenagem ao Colega. Como afirmou Achilles Frias ao se dirigir ao público do Encontro, Sérgio Carneiro era apaixonado pela luta sindical, pela Carreira e pela família. A ele, a Diretoria do SINPROFAZ manifesta a mais sincera gratidão.

Palestras
Para desejar boas-vindas aos presentes, Iolanda Guindani iniciou as falas da noite. Segundo a presidente do SINPROFAZ, além de comemorarem as conquistas de 2023, a Carreira aproveitará o 21º Encontro para renovar as forças e refletir sobre as batalhas que se avizinham. “Nossa expectativa, para os próximos anos, é contar com uma PGFN renovada, haja vista a iminente chegada de novos Membros e servidores. Para que essa força de trabalho seja efetivamente capaz de trazer resultados para a Instituição e o Brasil, o SINPROFAZ seguirá lutando por melhores estruturas de trabalho e por medidas que garantam a saúde física e mental de Colegas e servidores.”

A cerimônia foi prestigiada pelo filiado Jorge Messias. Ao fazer uso da palavra, o advogado-geral da União parabenizou Iolanda Guindani pelo trabalho à frente do SINPROFAZ e falou da honra de, como PFN sindicalizado desde a posse, abrir o Encontro dos Procuradores da Fazenda Nacional no posto de ministro da Advocacia-Geral da União. “Antes de mais nada, venho fazer um agradecimento aos Colegas: se estou hoje como chefe da AGU, devo também a vocês, que, na ocasião da formação da Lista Sêxtupla do FORVM, indicaram meu nome como candidato ao cargo. Trabalho todos os dias com a lembrança desse voto de confiança”, declarou o ministro.

A palavra foi passada a Anelize Ruas. Ao público, a procuradora-geral falou sobre as principais iniciativas do ano, oportunidade em que destacou as medidas relacionadas à gestão de pessoas, ao concurso para Membros e à criação da carreira de apoio. “Desenvolvemos o projeto de lei dos servidores e debatemos muito com as entidades de classe. Agora temos articulado para que o texto passe pelo crivo do Ministério da Gestão e chegue redondo ao Congresso Nacional. Nosso desejo é que tenhamos, finalmente, uma carreira de apoio condizente com a PGFN, hoje muito mais moderna, tecnológica e protagonista das políticas públicas da fiscalidade”, destacou.

O 21º Encontro do SINPROFAZ tem o patrocínio do Instituto Combustível Legal – ICL, do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes – SINDICOM e da Ipiranga. Na solenidade de abertura do evento, o ICL foi representado pelo presidente, Emerson Kapaz, que foi convidado a discursar para o público. “Estamos trabalhando no Parlamento para aprovar um instrumento poderoso para a PGFN: a caracterização do devedor contumaz. Quinze estados da Federação já possuem leis eficazes para coibir a sonegação e caracterizar esses devedores. Mas é preciso que esse instrumento exista em âmbito nacional”, ressaltou Kapaz.