A presidente do SINPROFAZ, Iolanda Guindani, compareceu ontem (23) à solenidade de entrega das comendas da Ordem do Mérito da Advocacia-Geral da União. A cerimônia em Brasília/DF foi presidida pelo advogado-geral da União substituto, Flavio Roman, que dividiu o dispositivo de honra com os demais integrantes do Conselho da Ordem do Mérito, entre os quais a filiada Anelize Ruas, procuradora-geral da Fazenda Nacional, e o filiado Heráclio Camargo, corregedor-geral da Advocacia da União. Ricardo Lewandowski, presidente do Observatório da Democracia da AGU, também compôs o dispositivo.
Agraciados
Na ocasião da solenidade, foram condecorados os filiados João Carlos Souto, diretor da Escola Superior da AGU; Claudia Trindade, chefe da Assessoria Especial de Diversidade e Inclusão da AGU; Alcina dos Santos Alves, chefe da PRFN 2ª Região; Rafael Degani, chefe da PRFN 4ª Região; Adriana Queiroz, ex-procuradora-geral da Fazenda Nacional; Lana Borges, procuradora-geral adjunta de Representação Judicial; Mila Kothe, chefe da Divisão de Assuntos Parlamentares no gabinete da PGFN; e Zainito Holanda Braga, ex-chefe da PFN no Ceará. A todas e a todos, o SINPROFAZ parabeniza pelo mérito da condecoração!
Autoridades dos Três Poderes também foram agraciadas com a Ordem do Mérito da Advocacia-Geral da União. Entre as que compareceram à cerimônia, estiveram os ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; da Educação, Camilo Santana; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta; e da CGU, Vinícius Carvalho.
Ordem do Mérito da AGU
Criada pelo Decreto nº 8.625/2015 e regulamentada pelas Portarias AGU nº 458/2019 e 537/2019, a condecoração é conferida a pessoas naturais, órgãos e entidades da administração pública, instituições e organizações militares que tenham prestado notáveis serviços à Advocacia-Geral da União, âmbito nacional ou internacional. A Ordem é composta por três graus: Grã-Cruz, Grande Oficial e Comendador. O presidente da República é o grão-mestre do Conselho da Ordem e o advogado-geral da União, o presidente e chanceler da Ordem.