O SINPROFAZ, representado pela presidente Iolanda Guindani e pelo diretor Guilherme Rossini Martins, compareceu a jantar realizado na sexta-feira (15) em São Paulo/SP. O evento contou com a participação dos ministros da AGU, o filiado Jorge Messias; da Fazenda, Fernando Haddad, e da Controladoria-Geral da União, Vinícius Marques de Carvalho. O diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, e o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu também estiveram presentes no jantar, que foi promovido pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Homenagens
Na ocasião do evento, a AGU rendeu homenagens ao professor titular e emérito da PUC-SP, Celso Antônio Bandeira de Mello, que recebeu a Ordem do Mérito da Advocacia-Geral da União. A homenagem foi acompanhada pela PFN Carolina Zancaner Zockun, filha de Bandeira de Mello e filiada ao SINPROFAZ. Homenagens também foram prestadas a três mulheres atuantes na mediação de conflitos fundiários: Maria Rita Reis (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra), Claudia Dadico (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Maíra Coraci (Incra).
O trabalho desempenhado por Jorge Messias motivou congratulações do MST ao longo do jantar. Segundo integrantes do Movimento, o ministro vem se destacando na defesa dos direitos sociais, do meio ambiente e da reforma agrária, sendo exemplo a exitosa atuação no julgamento da ADI 3865 pelo STF, que confirmou a constitucionalidade da lei que permite a desapropriação de terras não cumpridoras da função social. De acordo com o MST, ademais, Messias tem atuado na defesa da democracia e na construção de espaços de diálogo entre os movimentos populares e a Advocacia-Geral da União.