Na noite de ontem (28), uma cerimônia com a presença de autoridades e Colegas marcou o início do 22º Encontro do SINPROFAZ. O evento ocorre este ano no Vila Galé Alagoas e conta com a participação de PFNs, familiares e convidados. Presidida por Iolanda Guindani, a Mesa de Honra da solenidade de abertura foi composta pelo vice-ministro da Advocacia-Geral da União, Flavio Roman; pela procuradora-geral da Fazenda Nacional, Anelize Ruas; e pelo secretário-executivo do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Tadeu Alencar. Esta edição do Encontro tem como tema “Autonomia da Advocacia Pública: Fortalecimento e Independência como Garantias para a Defesa Eficiente do Interesse Público”.
Coube à presidente do SINPROFAZ proferir o discurso de abertura. Para iniciar a fala, Iolanda Guindani deu boas-vindas aos filiados presentes, oportunidade em que saudou com especial alegria os novos Colegas, que tomaram posse em 2024 e que, pela primeira vez, participam do Encontro Nacional. Ao se dirigir ao público, Iolanda Guindani ressaltou, então, o desejo de que a união demonstrada durante os dias de Encontro se mantenha potente em benefício da Carreira, da Advocacia Pública e do País. “Que este evento já tão tradicional para os PFNs represente a renovação da força coletiva em torno de um projeto comum de Autonomia institucional e, consequentemente, em torno da defesa dos mais elevados interesses dos cidadãos brasileiros”, destacou a presidente.
A pedido do SINPROFAZ, o advogado-geral da União encaminhou um vídeo para ser transmitido durante a solenidade de abertura. Na mensagem, Jorge Messias agradeceu às procuradoras e aos procuradores da Fazenda Nacional pelo competente trabalho realizado ao longo de 2024: “Este ano foi muito produtivo e o desempenho das senhoras e dos senhores foi fundamental para que o Brasil fosse enquadrado em um novo momento de sustentabilidade fiscal”. A mensagem foi ratificada por Flavio Roman, segundo o qual “a PGFN foi órgão fundamental ao processo de reforma tributária e de promoção da justiça fiscal no país”. Em tempo, o vice-AGU ressaltou a importância de uma Advocacia-Geral da União forte e capaz de defender sua missão constitucional.
A cerimônia foi prestigiada pela procuradora-geral da Fazenda Nacional. Ao fazer uso da palavra, Anelize Ruas abordou os dois grandes desafios que ainda possui enquanto chefe da Instituição, sendo um deles a felicidade e a saúde mental das pessoas. “Os Colegas devem trabalhar onde quiserem e com aquilo que mais se identificarem. Isso tem a ver com inclusão, diversidade, liderança, capacitação e preparação para a aposentadoria. Já meu segundo desafio está em descobrir a melhor forma de transformar nossos resultados em capital político. Temos brilho nos olhos, compromisso e gosto pelo que fazemos, mas nos desgastamos com negociações salariais e defesa de competências. Apesar de não ser instantânea, a Autonomia é, sem sombra de dúvidas, a grande saída.”
A palavra foi passada para o procurador da Fazenda Nacional Tadeu Alencar. Ao público, o ex-deputado federal apresentou um panorama do cenário político e institucional, oportunidade em que ressaltou a importância do ambiente de respeito às opiniões divergentes. “O único espaço em que as divergências podem conviver civilizadamente é o espaço democrático, onde alinhamos sonhos e lutas. A própria discussão sobre Autonomia somente pode ocorrer associada à responsabilidade política de defesa da soberania popular e das instituições”, afirmou o secretário-executivo do MEMP. Por fim, o PFN revelou o orgulho de pertencer à Carreira e o compromisso de, aonde for, “carregar os melhores valores que caracterizam a Advocacia Pública brasileira”.
O 22º Encontro do SINPROFAZ tem o patrocínio do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes – SINDICOM, do Instituto Combustível Legal – ICL e da Ipiranga Produtos de Petróleo. Aos patrocinadores, o Sindicato agradece pelo apoio que torna possível a realização do evento.