SINPROFAZ PRESTIGIA CONFRATERNIZAÇÃO PELO ANIVERSÁRIO DA ANAJUR – SINPROFAZ

28 ago, 2023

SINPROFAZ PRESTIGIA CONFRATERNIZAÇÃO PELO ANIVERSÁRIO DA ANAJUR

A presidente do SINPROFAZ, Iolanda Guindani, compareceu à confraternização promovida em homenagem aos 37 anos da Associação Nacional dos Membros das Carreiras da Advocacia-Geral da União – ANAJUR. Realizado em Brasília/DF, o evento foi marcado pela entrega de condecorações e pela presença de autoridades do Legislativo e do Executivo federal. Em discurso, o presidente da Associação, Jarbas dos Reis, fez um retrospecto da história da ANAJUR e destacou a importância da entidade em momentos políticos decisivos para o país. “Somente com carreiras estruturadas, foi possível garantir a efetiva defesa do Estado brasileiro e chegarmos ao patamar em que hoje estamos.”

A confraternização foi oportunidade para outorga da recém-lançada Medalha Bonifácio de Andrada. A comenda, nomeada em homenagem ao parlamentar que tanto defendeu a Advocacia Pública no Congresso Nacional, foi primeiramente concedida a Lafayette de Andrada (Republicanos/MG), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública e filho do ex-deputado federal que dá nome à Medalha. Ao falar sobre o pai, Lafayette de Andrada lembrou que, durante a Assembleia Constituinte, foi de Bonifácio a proposta de emenda que efetivamente instituiu a AGU. “Fica aqui o registro de minha emoção ao vê-lo homenageado e reconhecido pela Advocacia Pública”, ressaltou.

A Medalha foi entregue, em seguida, ao advogado-geral da União e filiado ao SINPROFAZ, Jorge Messias. Em discurso, o chefe da AGU elogiou a escolha do nome da comenda e relembrou a importância da atuação de Bonifácio de Andrada para a valorização e o fortalecimento da Advocacia Pública. Messias ainda destacou a relevância da Frente Parlamentar na defesa das competências e atribuições da AGU e encerrou a fala fazendo uma homenagem à ANAJUR. Juntamente com o ministro, prestigiaram a confraternização o vice-AGU, Flavio Roman; o consultor-geral da União, André Dantas; a procuradora-geral federal, Adriana Venturini; e o procurador-geral da União, Marcelo Feitosa.