A presidente do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), Valéria Ferreira, participou do XXV Encontro Nacional das Advogadas e Advogados da União (ENAU). Ela integrou o painel “O impacto da masculinidade nos ambientes de liderança”, ao lado das advogadas da União Priscila Leal Seifert e Gabriela Brandão. As debatedoras analisaram como padrões de masculinidade influenciam práticas de gestão, relações institucionais e dinâmicas de poder.
Durante sua fala, Valéria destacou a importância de discutir o tema no contexto da Procuradoria da Fazenda Nacional.
“A necessidade de discutir feminilidade, machismo e masculinidade na PFN reflete a urgência de construir ambientes institucionais mais igualitários e que ampliem as oportunidades de liderança para nós, mulheres”, afirmou.
Realizado entre 12 e 15 de novembro, o encontro reuniu cerca de 200 advogadas e advogados da União no Vila Galé Marés, na Praia de Guarajuba. O evento contou com a presença de autoridades do Judiciário, da Advocacia-Geral da União (AGU) e de pesquisadores da área. O tema central desta edição foi “Liderança feminina e os desafios para a promoção da igualdade de gênero”.
A programação incluiu painéis e palestras sobre representatividade feminina, desafios enfrentados por mulheres negras no mercado de trabalho e assédio moral e sexual. Também foram debatidas medidas para fortalecer ambientes institucionais mais seguros, inclusivos e equitativos.




