A presidente do SINPROFAZ, Iolanda Guindani, foi convidada para comparecer à primeira etapa do Ciclo de Painéis do Grupo de Trabalho Interministerial para Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação na Administração Pública Federal. Realizado na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília/DF, o encontro foi coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), representado na ocasião por José Lopez Feijóo, secretário de Relações de Trabalho. A reunião foi prestigiada ainda por Clarice Calixto, secretária-geral de Consultoria da Advocacia-Geral da União.
O GT Interministerial objetiva o desenvolvimento de orientações para a saúde física e mental e a promoção de relações saudáveis e respeitosas no ambiente de trabalho da Administração Pública Federal. No Grupo, a Carreira é representada pela filiada Claudia Trindade, assessora especial de Diversidade e Inclusão da AGU. Além da Advocacia-Geral da União e do MGI, o GT Interministerial é composto por representantes da CGU e dos ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania, da Igualdade Racial, da Justiça e Segurança Pública, das Mulheres, da Saúde, do Trabalho e Emprego e da Educação.
Sobre os debates
A primeira etapa do Ciclo de Painéis contou com exposições de renomadas especialistas: Melícia Alves, procuradora do Trabalho; Thayná Yredy, consultora no tema da equidade; e Daniela Sanches, mestre em Saúde Pública e Medicina do Trabalho. Coube à secretária-adjunta de Gestão de Pessoas do MGI, Marilene Lucas, realizar a abertura do painel e a apresentação do panorama de trabalho do GTI. “A partir da vivência e da experiência absorvidas ao longo desse período de trocas, o Grupo começa agora a se debruçar efetivamente sobre a elaboração de um plano de enfrentamento”, explicou a secretária.