SINPROFAZ PARTICIPA DA CERIMÔNIA DE LANÇAMENTO DO COMITÊ DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO DA AGU – SINPROFAZ

12 jun, 2023

A presidente eleita do SINPROFAZ, Iolanda Guindani, acompanhou a cerimônia de lançamento do Comitê de Diversidade e Inclusão da Advocacia-Geral da União (AGU), no dia 1º de junho, no auditório da Escola Superior da AGU (ESAGU), em Brasília/DF. O evento, ao qual compareceram diversas autoridades e representações sindicais, começou com uma aula magna do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.

Para o ministro-chefe da AGU e filiado, Jorge Messias, a criação do Comitê é um marco histórico da Instituição. “A retomada da agenda de diversidade requer uma mudança estrutural nas políticas públicas e na cultura organizacional das instituições. Devemos servir de exemplo para a sociedade, contribuindo para a geração de bem-estar coletivo”, pontuou. “Essa assessoria especial vai trazer para a AGU a atualidade das questões que estão no seio da sociedade brasileira, promovendo um cenário de acolhimento e respeito às diferenças e repercutindo inclusive na vida de todos os servidores para além do trabalho”.

Em sua apresentação, o ministro Silvio Almeida destacou a importância do combate ao racismo estrutural e institucional. “Ele surge de determinadas condições da organização social e política e do mundo, que fazem com que os atos que consideramos racistas, do ponto de vista individual, só consigam ser reconhecidos como tal porque existe um pano de fundo que permite a cada um de nós identificar a violência”, explicou.

O ministro também pediu que todos se atentem para sua responsabilidade no combate ao racismo. “Esse é um problema que não vai ter solução na nossa geração, o que não significa que não tenhamos que fazer a nossa parte. O que eu quero é abrir espaço para que outras pessoas que venham depois de mim possam viver em um mundo muito melhor do que eu vivi”, reforçou Almeida.

A Assessora Especial de Diversidade e Inclusão e filiada, Cláudia Aparecida Trindade, agradeceu pela criação do espaço, reforçando que o grupo vai tratar do espaço de mulheres, de negros e negras, de pessoas LGBTQIAP+, de pessoas com deficiência e de pessoas com mais de 60 anos na AGU, assim como das necessidades e particularidades de cada. “Na AGU, as lideranças estão verdadeiramente envolvidas nessa questão, o que faz diferença, porque o tempo da diversidade e da inclusão já começou”, comentou.

Ao acompanhar o evento como convidada, a presidente eleita do SINPROFAZ exaltou a importância de se discutir a pauta da diversidade e inclusão para todas as carreiras de Estado. “É necessário que todos nós nos envolvamos na busca pelo respeito às diferenças em todos os âmbitos”, afirmou. “No SINPROFAZ, também estamos atentos a esse assunto, inclusive ao colocarmos na presidência uma mulher, demonstrando que temos espaço na nossa Instituição”.

Também participaram da cerimônia o diretor da ESAGU e ex-presidente do SINPROFAZ, João Carlos Souto; o corregedor-geral da AGU e ex-presidente do SINPROFAZ, Heráclio Camargo; a secretária-geral de Consultoria, Clarice Calixto; o secretário de Controle Interno, Diogo Luiz da Silva, e o presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beethoven Andrade.