SINPROFAZ PARTICIPA DA 1ª JORNADA DA SAÚDE MENTAL NA AGU – SINPROFAZ

31 jan, 2024

SINPROFAZ PARTICIPA DA 1ª JORNADA DA SAÚDE MENTAL NA AGU

O SINPROFAZ, representado pela presidente Iolanda Guindani, marcou presença na 1ª Jornada da Saúde Mental na AGU. Promovido com o apoio do Sindicato, o evento foi aberto na segunda-feira (29), ocasião para a qual foram convidados Colegas estimados pela Carreira: Heráclio Camargo, corregedor-geral da Advocacia da União; Claudia Trindade, assessora especial de Diversidade e Inclusão da AGU; e Fabrício Da Soller, procurador-geral da Fazenda Nacional substituto, representaram os PFNs na mesa de honra do evento.

Com muita satisfação, o Sindicato recebeu os elogios feitos pelo ex-procurador-geral da Fazenda Nacional: ao iniciar a fala, Fabrício Da Soller lembrou a relevância do Projeto do SINPROFAZ de Saúde Mental e Qualidade de Vida na PFN. “A primeira vez que vi, na administração pública, o tema da saúde mental sendo tratado de forma séria e estruturada, foi por meio do Sindicato. Houve um esforço bastante grande para o diagnóstico e a reunião de dados e, a partir de então, passamos a ter um outro olhar sobre o assunto. Faço esse reconhecimento com relação ao pioneirismo do nosso SINPROFAZ”, concluiu o filiado.

A atuação da Corregedoria da AGU foi destacada pelo ex-presidente do Sindicato. De acordo com Heráclio Camargo, a equipe vem sendo norteada por uma abordagem mais holística, que leva em conta questões profissionais e pessoais. “No âmbito disciplinar, lidamos com vidas humanas. Não são números, são pessoas, que devem ser tratadas com respeito e ter acesso a ampla defesa e contraditório. No âmbito correcional, observamos que a Corregedoria não é um fim em si mesma. Ela existe para preservar a eficiência e a eficácia dos atos dos Membros da AGU e ajudar os órgãos finalísticos a elevarem o padrão de atuação.”

Assessora especial de Diversidade e Inclusão, Claudia Trindade vem lidando com assuntos diretamente relacionados à saúde emocional dos Membros. Ao compor a mesa de abertura da 1ª Jornada da Saúde Mental, a filiada lembrou o início do trabalho à frente da Assessoria. “Quando começamos, há um ano, a pensar uma política de diversidade e inclusão na AGU, o primeiro tema que nos foi trazido foi o da saúde mental. Isso porque as pessoas que não se sentem incluídas e representadas sofrem emocionalmente mais do que aquelas que estão dentro do padrão considerado pela sociedade”, explicou a procuradora da Fazenda Nacional.

Programação
Cristiano Costa teve participação fundamental na 1ª Jornada da Saúde Mental na AGU: além de ministrar a “Oficina DATE: Detectar, Acolher, Triar e Encaminhar”, na qual ensinou sobre o manejo dos transtornos emocionais, o psicólogo apresentou o retrato da saúde mental na Advocacia Pública Federal. O Diagnóstico realizado pelo Sindicato foi a fonte dos dados relacionados aos PFNs. “O SINPROFAZ vem desde muito, e de maneira bastante contributiva, facilitando o incremento dos processos de saúde e bem-estar no âmbito da PGFN e da AGU. Essa caminhada vem de longe e tem como propósito fazer do trabalho uma fonte de realização.”

A participação da Carreira não ficou restrita à cerimônia de abertura da Jornada. O filiado Eduardo Araújo, corregedor-auxiliar, palestrou sobre o papel da Corregedoria na avaliação dos processos de trabalho sob o enfoque da preocupação com a saúde mental dos Membros. Já a filiada Beatriz Pereira, integrante do Grupo Nacional de Saúde Mental da PGFN, foi convidada para compor os debates sobre a montagem de um Serviço de Saúde Ocupacional em um órgão público. A todas e todos que prestigiaram a 1ª Jornada da Saúde Mental na AGU, o SINPROFAZ agradece o apoio!