Com entusiasmo a Diretoria do SINPROFAZ recebeu a notícia da escolha do filiado Francisco Tadeu Barbosa de Alencar para o cargo de Secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. O Colega, que muito contribuiu para a evolução da Advocacia Pública enquanto Procurador da Fazenda Nacional e Deputado Federal, aceita agora um novo desafio, para o qual está absolutamente preparado. A Tadeu Alencar, os votos de uma excelente gestão!
Trajetória profissional
Deputado Federal (PSB/PE) em segundo mandato, Francisco Tadeu Barbosa de Alencar foi líder do PSB em dois períodos (2018 e 2019) e vice-líder da oposição ao governo Bolsonaro, em 2021 e 2022. É membro titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, da Comissão de Relações Exteriores e da Comissão de Cultura. Preside a Frente Parlamentar em Defesa do Cinema e do Audiovisual brasileiros e é o único representante da AGU no Congresso Nacional.
Procurador da Fazenda Nacional desde 1993, exerceu, na PGFN, os cargos de Procurador-Geral Adjunto da Fazenda Nacional no primeiro governo do Presidente Lula e de Procurador-Regional da PRFN 5ª Região. Foi Delegado Sindical do SINPROFAZ. Em Pernambuco, atuou como Procurador-Geral do Estado e como Secretário da Casa Civil no governo de Eduardo Campos (2007 a 2014). Presidiu o Conselho de Administração da Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC) e o Conselho Fiscal do BNB.
Especialista em Direito Tributário (UFPE/ESAF), participou do curso em Administração Judicial – Programa Internacional de Treinamento (Universidade da Geórgia, Atlanta, EUA). Escritor e articulista do Jornal do Commercio desde 2010, publicou o livro Lições de Madrugada (2021). Em todos os oito anos de mandato, foi colocado pelo DIAP entre os Cabeças do Congresso Nacional e, pelo Congresso em Foco, entre os dez melhores parlamentares e parlamentar representante da Advocacia Pública (2019).