Em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, Colegas negras da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional palestraram sobre o tema “Por uma tributação brasileira mais inclusiva e plural”. Realizado no último dia 22, em Brasília/DF, o evento foi uma iniciativa do programa Escritas e Vozes Negras, da Advocacia-Geral da União, e contou com a presença do SINPROFAZ, na pessoa da diretora Keila Morganna Gomes de Melo.
Segundo a diretora, a tributação sobre o consumo é a que mais atinge as mulheres negras no Brasil. Para compreender como o sistema tributário perpetua a desigualdade social, porém, é preciso entender a história e identificar o racismo em todas as suas vertentes: “No passado, a base econômica do Brasil era sustentada pelos escravos. Atualmente, a base é formada por descendentes desses escravizados”.
A íntegra do evento, que teve a participação de várias PFNs filiadas, está disponível no canal da Escola Superior da AGU no YouTube. Assista: https://www.youtube.com/watch?v=g1Q65QhkEHg