SINPROFAZ COMPARECE À SOLENIDADE DE POSSE DE ALEXANDRE DE MORAES COMO PRESIDENTE DO TSE – SINPROFAZ

17 ago, 2022

O SINPROFAZ, representado pelo presidente Achilles Frias e pelo ex-presidente e atual desembargador do TRE/RJ, Allan Titonelli, compareceu na noite de ontem (16) à solenidade de posse do novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Alexandre de Moraes. A cerimônia, que também marcou a posse do ministro Ricardo Lewandowski como vice-presidente da Corte Eleitoral, ocorreu no plenário do TSE, em Brasília/DF. Presidente e vice serão os responsáveis por conduzir as eleições gerais do mês de outubro.

Presenças
Autoridades como o presidente da República, Jair Bolsonaro; os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Michel Temer e José Sarney, além de todos os ministros do STF, compareceram à sessão solene. Os presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, também marcaram presença, assim como governadores de 22 estados, representantes de 50 embaixadas e prefeitos de grandes capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Entre os vários ministros presentes, estiveram o da Economia, Paulo Guedes, e o da Advocacia-Geral da União, Bruno Bianco. O procurador-geral da Fazenda Nacional, Ricardo Soriano, e o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, também prestigiaram o evento. Outra presença de destaque – e que muito orgulha a Carreira – foi a do filiado José Levi Mello, ex-advogado-geral da União que, com a posse de Alexandre de Moraes, assume o cargo de secretário-geral da presidência do TSE.

Discurso de posse
Após manifestações elogiosas à trajetória profissional e política de Alexandre de Moraes, foi a vez de o ministro empossado discursar, oportunidade em que fez a defesa do Estado Democrático de Direito e se comprometeu a conduzir o TSE com firmeza e transparência. “Hoje tomo posse no honroso cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral com os mesmos ideais com os quais iniciei minha formação acadêmica: respeito à Constituição Federal, devoção aos direitos e garantias fundamentais, realização de uma justiça rápida, efetiva e eficiente, fortalecimento das instituições e concretização e aperfeiçoamento da democracia – pressupostos essenciais para o desenvolvimento do Brasil.”