SINPROFAZ ASSINA NOTA PÚBLICA CONTRA INGERÊNCIA POLÍTICA NA FUNPRESP-EXE – SINPROFAZ

15 jun, 2023

SINPROFAZ ASSINA NOTA PÚBLICA CONTRA INGERÊNCIA POLÍTICA NA FUNPRESP-EXE

Como entidade que compõe o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (FONACATE), o SINPROFAZ assina e endossa a nota pública, divulgada pelo Fórum na terça-feira (13), sobre possíveis disputas políticas envolvendo a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (FUNPRESP-EXE).

O documento reúne a preocupação dos mais de 200 mil servidores das carreiras ligadas ao Fonacate, incluindo o SINPROFAZ, “quanto às recentes notícias veiculadas na mídia de que a FUNPRESP-EXE estaria sendo alvo de disputas e barganha em troca de apoio político”.

O Fórum e seus integrantes reforçam que apoiam iniciativas de fortalecimento da Fundação, incluindo os processos de eleição para os seus Conselhos Deliberativo e Fiscal, e que muitos servidores das carreiras de Estado migraram para a previdência complementar e aderiram à FUNPRESP-EXE nos últimos anos “justamente por apostarem na integridade e no profissionalismo dos gestores que a dirigem”.

Por isso, os servidores, por meio das entidades representativas, afirmam que “não irão admitir a ocupação política de cargos eminentemente técnicos como são os da Diretoria Executiva da FUNPRESP-EXE, bem como de seu Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Comitês de Assessoramento dos Planos ExecPrev e LegisPrev”. A nota pública assinada pelos filiados ao FONACATE conclui: “Esperamos que o Governo Federal tenha a sensibilidade para evitar ingerências políticas que foram tão presentes e tão nefastas na história recente do Brasil, inclusive na gestão de fundos públicos”. Leia a nota completa aqui.