SINPROFAZ ASSINA ACORDO COM GOVERNO FEDERAL PARA RECOMPOSIÇÃO SALARIAL DA CARREIRA – SINPROFAZ

27 mar, 2023

O SINPROFAZ, representado pelo presidente Achilles Frias e pela vice-presidente Iolanda Guindani, compareceu na sexta-feira (24) à reunião de consolidação do acordo entre governo federal e entidades representativas. Dentre os termos acordados, esteve o percentual de 9% para aumento salarial linear no âmbito da administração federal e o percentual de 43,6% para o auxílio-alimentação. Na oportunidade, o presidente do SINPROFAZ assinou o referido acordo, manifestando a anuência do Sindicato com relação aos termos negociados.

O evento contou com as presenças da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; da ministra da Saúde, Nísia Trindade, entre outras autoridades. O presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – Fonacate, Rudinei Marques, e o secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Sérgio Mendonça, principais responsáveis pelas negociações, também compareceram ao evento.

Em discurso, Rudinei Marques abordou a satisfação das entidades do Fonacate com a retomada do diálogo entre servidores e governo. De acordo com Marques, as tratativas ocorreram de modo célere e foram concluídas com uma recomposição esperada há seis anos pelos servidores federais. A partir de agora, segundo o presidente, os esforços do governo devem se concentrar na ampliação das mesas setoriais, no retorno, à folha de pagamento da União, dos dirigentes associativos licenciados e no fortalecimento das entidades sindicais, as quais são “vocacionadas para a defesa da democracia”.