PROCURADOR-GERAL DA FAZENDA NACIONAL PALESTRA EM ABERTURA DO 20º ENCONTRO – SINPROFAZ

20 dez, 2022

PROCURADOR-GERAL DA FAZENDA NACIONAL PALESTRA EM ABERTURA DO 20º ENCONTRO

Depois de dois anos de interrupção motivada pela pandemia da Covid-19, o SINPROFAZ pôde finalmente realizar o 20º Encontro Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional. O evento ocorreu no Club Med Trancoso, na Bahia, e teve entre os integrantes da Mesa de Abertura o procurador-geral da Fazenda Nacional, Ricardo Soriano de Alencar. A palestra do PGFN foi precedida pelas palavras do presidente do Sindicato, Achilles Frias, segundo o qual “vemos, em Soriano, a dedicação e a paixão pela Carreira. Mesmo nos momentos de crise enfrentados pelo país, a Instituição conseguiu se preservar. Mantivemos nosso perfil técnico e avançamos, com resultados expressivos em todas as áreas. Por tudo isso, a gestão merece nosso reconhecimento”.

Em sintonia com o tema escolhido para o 20º Encontro do SINPROFAZ – “A PGFN e os Meios Alternativos de Solução de Conflitos” -, o procurador-geral da Fazenda Nacional ressaltou a atuação relacionada à dívida ativa da União: em três anos, a Instituição firmou mais de 1,5 milhão de acordos e possibilitou a regularização de dívidas na ordem de R$ 370 bilhões. “Além dos recordes batidos a cada ano na arrecadação, a transação tributária se mostrou um grande sucesso. O trabalho da Carreira vem sendo muito reconhecido”, afirmou o filiado Ricardo Soriano. Conforme a publicação anual “PGFN em Números”, só no ano passado, o órgão alcançou o recorde de R$ 31,7 bilhões arrecadados, sendo que, a cada cinco reais, um real se deveu a acordos de transação.

A atuação do consultivo e da defesa também mereceram destaque por parte de Ricardo Soriano. “Nossas equipes são muito qualificadas. Na defesa dos interesses da Fazenda Nacional e da sociedade, 2020 foi um ano excepcional: evitamos mais de meio trilhão de reais em impacto fiscal.” Ao encaminhar a fala para o encerramento, o procurador-geral expressou a satisfação e o orgulho por todos os avanços possibilitados desde as gestões anteriores. “Agradeço a todas e todos pelo esforço e por tudo o que foi entregue à sociedade. De público, agradeço também o presidente Achilles Frias pelo contato sempre construtivo. Registro minha visão absolutamente sincera sobre a importância de termos um Sindicato como o SINPROFAZ, que vela pelo corpo funcional.”

Confira um trecho da palestra de Ricardo Soriano: youtu.be/cJHL6KECcYs