O Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional – SINPROFAZ, tendo em vista as recentes manifestações relativas à Unificação das Carreiras da Advocacia-Geral da União – AGU, informa que se oporá à mencionada Unificação, tendo em vista a opinião majoritária da Carreira contrária à mesma.
Por outro lado, o SINPROFAZ, ainda em respeito a reiteradas decisões dos Procuradores da Fazenda Nacional, trabalhará pela desvinculação da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional – PGFN do Ministério da Fazenda.
O SINPROFAZ reconhece a importância de serem todas as quatro Carreiras independentes vinculadas exclusivamente à AGU.
O SINPROFAZ não comunga com o sentimento de caos no âmbito da Advocacia-Geral da União, mas destaca a necessidade de a PGFN vincular-se exclusivamente à AGU, a fim de que esta possa tornar-se ainda mais forte, trazendo, por conseguinte, benefícios a todos os seus Membros.
A atuação conjunta com as outras três Carreiras da AGU viabilizou importante conquista recente. Assim sendo, trabalhar-se-á para que a harmonia volte a prevalecer em nosso meio interno, de modo a possibilitar o avanço em outras importantes searas que nos são caras.
Temas não consensuais devem ser evitados para que trabalhemos unidos em prol da AGU.
O SINPROFAZ seguirá na defesa dos interesses dos Procuradores da Fazenda Nacional destacando que o trabalho conjunto com as outras Carreiras da AGU é fundamental para que nos consolidemos como Função Essencial à Justiça, respeitada, como observado inicialmente, a singular existência da Carreira de Procurador da Fazenda Nacional.