Em entrevista ao jornal curitibano Gazeta do Povo, o procurador da Fazenda Nacional e presidente do SINPROFAZ Achilles Frias denunciou os parlamentares endividados responsáveis por analisar a Medida Provisória 783. A MP, publicada no fim de maio, cria um novo programa de refinanciamento de dívidas, conhecido por Refis. De acordo com o Ministério da Fazenda, se aprovada como deseja o Congresso Nacional, a arrecadação cairia de R$ 13,3 bilhões para R$ 420 milhões.
“Esse dinheiro a menos é dinheiro público, que deveria ser investido em políticas públicas. Mas o governo é refém da bancada do Refis, que está chantageando o presidente e que só vai apoiá-lo em futuras denúncias de corrupção se o governo aceitar dar desconto nessa dívida”, explicou Achilles Frias em entrevista.
A reportagem deu destaque à lista de parlamentares devedores da União divulgada pelo SINPROFAZ. Segunda a matéria, a “bancada do calote” é formada por mais de um quinto da Câmara e quase um terço do Senado – são 115 deputados e 25 senadores que não pagaram as obrigações em dia nem renegociaram as dívidas. Além deles, a lista inclui oito senadores e quatro deputados que estão fora de exercício (seis licenciados, três suplentes, dois falecidos e um cassado) e 60 deputados e 14 senadores com dívidas em situação regular.
Leia a reportagem completa: goo.gl/8zuqPJ