FILIADAS TOMAM POSSE NO CONSELHO SUPERIOR DA ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO – SINPROFAZ

19 ago, 2022

FILIADAS TOMAM POSSE NO CONSELHO SUPERIOR DA ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO

Procuradoras e procuradores da Fazenda Nacional têm novas representantes no Conselho Superior da AGU: as filiadas Fernanda Santiago e Herta Rani tomaram posse na quarta-feira (17), em cerimônia na sede da Advocacia-Geral da União, em Brasília/DF. Juntamente com os representantes das carreiras de advogado da União, procurador federal e procurador do Banco Central, as PFNs foram eleitas para a gestão 2022-2024 do órgão. A solenidade de posse foi conduzida pelo advogado-geral da União, Bruno Bianco.

Titular da chapa, Fernanda Santiago ressaltou o ineditismo da eleição: até então, nenhuma procuradora da Fazenda Nacional havia integrado o Conselho Superior da AGU. “Pela primeira vez, teremos mulheres na representação da PGFN. A expectativa é que, cada vez mais, ocupemos espaços decisórios na Carreira, posto que é da minha trajetória a defesa da diversidade como um critério que agrega qualidade às decisões e contribui para a consolidação de um Estado efetivamente democrático”, discursou.

No mesmo sentido, Herta Rani destacou que “ter duas mulheres representando a PGFN é um sonho. Um sonho compartilhado por várias Colegas da Carreira. Se estamos aqui hoje, não estamos sós: trazemos conosco as quase mil PFNs que compõem os quadros da PGFN. Muito mais que um sonho, aliás, essa representação é um projeto que começou com o Tributos a Elas – movimento que tive a honra de idealizar junto com uma querida Colega e de formar com tantas outras procuradoras da Fazenda Nacional”.

O SINPROFAZ, na pessoa do presidente Achilles Frias, reforça a importância da representação feminina no âmbito da Carreira: “A exemplo do que acontece na atual gestão do Sindicato, em que seis dos onze cargos da Diretoria são ocupados por procuradoras da Fazenda Nacional, é fundamental que as mulheres desempenhem funções de direção. Fernanda Santiago e Herta Rani são Colegas muito dedicadas e combativas, além de apaixonadas pela Carreira. Estamos muito bem representados no Conselho Superior da AGU”.