EM ÚLTIMA NOITE DE ENCONTRO, PALESTRANTES ABORDAM QUESTÕES POLÍTICAS E TRIBUTÁRIAS – SINPROFAZ

06 dez, 2023

Temas como o cenário político nacional e as perspectivas para o setor de combustíveis no Brasil foram abordados na última noite do 21º Encontro. Além da presidente Iolanda Guindani, o painel final contou com as participações de Guido Rogério Macedo Silveira Filho, vice-presidente Jurídico e de Relações Institucionais da Ipiranga, membro do Conselho de Administração do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes – Sindicom e presidente do Conselho de Administração do Instituto Combustível Legal – ICL; e de Antônio Augusto de Queiroz, analista político, membro do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP e consultor do SINPROFAZ.

Parceiro de longa data, Guido Macedo representou os patrocinadores do 21º Encontro: Ipiranga, Sindicom e ICL. Na oportunidade do evento, o palestrante abordou as mais importantes questões tributárias relacionadas ao setor de combustíveis no país. “O mercado brasileiro de combustíveis é o 8º maior do mundo, mas nossa estrutura tributária ainda é muito complicada. Em âmbito federal, já tivemos muitas turbulências, mas chegamos a um momento mais tranquilo, especialmente se comparado ao dos estados. Precisamos simplificar nossa legislação. Esperamos que, com a aprovação da reforma, consigamos ter uma situação, em termos de recolhimento de tributos, muito melhor do que há alguns anos.”

Antônio Augusto de Queiroz fez uma análise do ano sob o prisma das mudanças no Executivo e no Legislativo federal. De acordo com o consultor político, o resultado da eleição presidencial foi benéfico para os servidores, que, em um eventual segundo mandato do presidente anterior, provavelmente não teriam espaço para discutir reajustes. Ademais, na visão do consultor, “em defesa dos PFNs, o SINPROFAZ segue fazendo um trabalho fundamental de resistência à reforma administrativa, de acompanhamento da ADI sobre o regime jurídico único, de pressão para o restabelecimento das negociações coletivas e de convencimento com vistas à paridade de tratamento das Funções Essenciais à Justiça”.

Encontro do SINPROFAZ em 2024
Ao agradecer a presença dos Colegas e palestrantes e declarar o encerramento do evento, Iolanda Guindani convidou a Carreira para o 22º Encontro Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional, a ser realizado de 28 de novembro a 1º de dezembro de 2024, no Vila Galé Alagoas, em Barra de Santo Antônio/AL. As inscrições para o evento já estão abertas! Todas as informações sobre o 22º Encontro constam do Edital divulgado pelo SINPROFAZ: bit.ly/Edital22Encontro. “Com muito carinho, agradeço todas e todos pela participação neste Encontro, pela amizade de sempre e pela alegria que trouxeram. Espero encontrá-los em nosso evento no ano que vem. Até lá!”, despediu-se Iolanda Guindani.