EM SOLENIDADE VIRTUAL, DIRETORIA 2021-2023 ASSUME COMANDO DO SINPROFAZ – SINPROFAZ

02 jul, 2021

EM SOLENIDADE VIRTUAL, DIRETORIA 2021-2023 ASSUME COMANDO DO SINPROFAZ

A Diretoria do SINPROFAZ eleita para o biênio 2021-2023 tomou posse nessa quinta-feira, 1º de julho. Realizada de forma virtual, a solenidade pôde ser acompanhada por filiadas e filiados de todo o país. A mesa do evento contou com as presenças dos novos dirigentes sindicais, liderados pelo presidente eleito Achilles Frias, assim como com a participação do ex-presidente José Ernane Brito, responsável pela gestão 2019-2021 do SINPROFAZ. Com o lema “Experiência, Trabalho e Resultado” e o propósito de atuar em defesa das prerrogativas da Carreira, a nova Diretoria tem uma composição híbrida: metade dos integrantes traz a bagagem de gestões anteriores e parte se junta ao grupo pela primeira vez, representando a renovação tão importante ao movimento sindical.

Realizada a posse dos novos dirigentes, Achilles Frias foi convidado para falar ao público. Em atenção às pautas da Carreira, o presidente deu destaque ao Projeto de Saúde Mental e Qualidade de Vida na PFN: “Promovemos um Diagnóstico, que contou com expressiva adesão dos Colegas e revelou resultados estarrecedores. Em breve, apresentaremos um relatório ao procurador-geral, para que possamos avançar rumo a melhores condições de saúde mental na Instituição”. Achilles Frias ressaltou ainda a disposição da Diretoria para trabalhar contra reformas que, em âmbito social, levarão prejuízo à população. “Assumimos hoje o compromisso de lutar contra a reforma administrativa e de atuar por mais justiça na legislação tributária, de modo a transformar este paraíso fiscal para os ricos que se tornou o Brasil. Envidaremos todos os esforços em defesa do Estado forte e do Estado técnico.”

O discurso oficial de posse ficou a cargo de Iolanda Guindani, eleita vice-presidente do Sindicato. Ao longo da fala, a PFN destacou o orgulho dos novos dirigentes sindicais por contar com a confiança dos pares e renovou o compromisso de continuar atuando em prol dos Colegas. “Estejam certos da disposição desta Diretoria para lutar em todas as frentes, sempre em benefício de nossa tão estimada Carreira. Que possamos, nesses próximos dois anos de gestão, ter o apoio das procuradoras e dos procuradores da Fazenda Nacional, de modo a unir forças e caminhar juntos rumo à PFN ideal: cada vez mais estruturada, fortalecida e digna da Função Essencial que nos foi confiada”, discursou a nova vice-presidente do SINPROFAZ.

Na oportunidade da cerimônia, José Ernane Brito se despediu dos Colegas. O ex-presidente abordou iniciativas colocadas em práticas no âmbito sindical e ressaltou a emoção de encerrar um ciclo de batalhas junto à Diretoria do SINPROFAZ. “Mas é chegada a hora de passarmos o bastão nessa corrida de revezamento que não pode parar. Hoje transmitimos a direção do SINPROFAZ para dirigentes que têm o tirocínio e que, com certeza, desenvolverão um belíssimo trabalho à frente da entidade. Contem comigo, meus amigos, sempre na última trincheira de resistência em defesa da Advocacia Pública de Estado. Vida longa ao SINPROFAZ!”

Autoridades manifestam apoio
Para dar as boas-vindas à Diretoria eleita, lideranças da PGFN, da AGU e do Congresso Nacional gravaram vídeos para exibição durante a cerimônia. A primeira mensagem reproduzida foi a do procurador-geral da Fazenda Nacional, o filiado Ricardo Soriano: “Estamos de portas abertas para trocar informações e buscar caminhos para que nossa Instituição seja sempre grande e para que nossos Colegas tenham sempre condições de trabalho”. Na sequência, foi exibido o vídeo gravado pelo advogado-geral da União. Nele, André Mendonça deu destaque à importância dos PFNs na estrutura da AGU e se colocou à disposição para o diálogo a favor de um “projeto que fortaleça não apenas os procuradores da Fazenda Nacional, mas todos os membros e servidores da Casa”.

O filiado Fabrício Da Soller gravou um vídeo de congratulações aos dirigentes sindicais. De acordo com o vice-advogado-geral da União, não obstante as restrições impostas pela pandemia, “nosso Sindicato não perdeu em nenhum momento a relevância, pois soube se atualizar e atuar mesmo neste cenário tão difícil. À Diretoria e ao presidente Achilles Frias, que hoje tomam posse, o meu caloroso abraço”. Secretária-geral de Administração da AGU, Iêda Cagni também enviou uma mensagem aos novos representantes dos PFNs. No vídeo, a filiada ao SINPROFAZ ressaltou a confiança da Carreira com relação ao trabalho desempenhado pelo Sindicato, o qual “está sempre à frente, buscando preservar os interesses de todos os procuradores da Fazenda Nacional”.

Por fim, o público assistiu ao vídeo do filiado Tadeu Alencar, deputado federal eleito pelo PSB em Pernambuco. Na mensagem gravada no Salão Verde da Câmara dos Deputados, Tadeu Alencar parabenizou José Ernane Brito pela gestão e desejou sucesso ao novo presidente do SINPROFAZ, Achilles Frias. O parlamentar ainda se colocou “à disposição da Advocacia-Geral da União e, especialmente, da minha Carreira, que integro com muito orgulho desde 1993”. A subprocuradora-geral da Fazenda Nacional e filiada, Ana Paula Bittencourt, também foi convidada a participar da solenidade de posse, mas, em licença-maternidade, não pôde gravar o vídeo. A ela e às demais autoridades presentes no evento, a Diretoria agradece pelo apoio sempre demonstrado ao SINPROFAZ.