DIRETOR DA ESCOLA SUPERIOR DA AGU INICIA ESTUDOS PÓS-DOUTORAIS NA ALEMANHA – SINPROFAZ

NOTÍCIAS


Confira as notícias

28 jan, 2025

DIRETOR DA ESCOLA SUPERIOR DA AGU INICIA ESTUDOS PÓS-DOUTORAIS NA ALEMANHA


O Diretor da Escola Superior da AGU e ex-Presidente do SINPROFAZ, João Carlos Souto, iniciou estudos pós-doutorais no “Max Planck Institute for Comparative Public Law and International Law” (MPIL), em Heidelberg, na Alemanha. Souto já vinha desenvolvendo pesquisas sobre “Aborto e Gênero” nos Estados Unidos e no Brasil. Nos estudos pós-doutorais, a pesquisa se aprofundará na contribuição estadunidense ao tema, o qual já foi objeto da tese de doutorado de Souto avaliada com nota máxima, “summa cum laude” – a tese estará disponível para o público ainda em 2025, em livro a ser lançado pela GEN/Atlas.

Na Alemanha, serão três meses de pesquisas ao longo de dois anos, com deslocamento e estadia custeados pelo pesquisador, sem qualquer fomento público ou particular e sem renúncia à carga de trabalho na AGU. O curso, a orientação, a estrutura, o auxílio na pesquisa, os seminários e a atenção dos servidores do MPIL são de responsabilidade do contribuinte alemão. Em comunicado redigido na cidade de Heidelberg, João Carlos Souto agradeceu ao Ministro da AGU e às demais pessoas e instituições que, a partir do fomento à educação, fizeram a diferença em sua trajetória acadêmica.

“Meu profundo agradecimento ao contribuinte baiano por ter custeado meus estudos no Colégio Estadual Severino Vieira, em Salvador/BA, e ao contribuinte brasileiro por ter custeado meus estudos na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Agora, agradeço também ao contribuinte alemão e a um dos Diretores do MPIL, o Professor Doutor Armin von Bogdandy. Agradeço ainda ao Ministro de Estado Jorge Messias, pela generosidade e visão de longo prazo em investir na expansão da área internacional da AGU, bem como na ampliação e reforma da Escola Superior da Advocacia-Geral da União, que tenho a honra de dirigir desde janeiro de 2023.”

Suprema Corte dos Estados Unidos
João Carlos Souto é autor de uma série de livros, dentre os quais se destacam as quatro edições de “Suprema Corte dos Estados Unidos – Principais Decisões”. Publicada pela GEN/Atlas, a obra promove uma profunda reflexão sobre o Direito Norte-Americano relativo à Constituição vigente há mais de dois séculos. Ao longo do livro, Souto destaca alguns dos principais julgados da mais antiga e importante Corte de Justiça do mundo, desde o pioneiro (Marbury v. Madison, em 1803), que inaugurou o controle judicial de constitucionalidade, até os mais recentes, relacionados, por exemplo, à igualdade racial, às prerrogativas do preso e à liberdade de imprensa.

A publicação é única no mercado editorial brasileiro e consagrada desde a primeira versão. Saiba mais sobre a quarta edição da obra “Suprema Corte dos EUA – Principais Decisões”: https://www.amazon.com.br/Suprema-Corte-dos-Estados-Unidos/dp/6559770168



VOLTAR