AUTORIDADES PRESTIGIAM SOLENIDADE DE ABERTURA DO 20º ENCONTRO DO SINPROFAZ – SINPROFAZ

09 dez, 2022

AUTORIDADES PRESTIGIAM SOLENIDADE DE ABERTURA DO 20º ENCONTRO DO SINPROFAZ

Na noite de ontem (8), uma cerimônia com a presença de autoridades e Colegas marcou o início do 20º Encontro Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional. O evento ocorre este ano no Club Med Trancoso, na Bahia, e conta com a participação de PFNs, familiares e convidados. Presidida por Achilles Frias, a Mesa de Honra da Solenidade de Abertura foi composta pelo procurador-geral da Fazenda Nacional, Ricardo Soriano; pelo deputado federal (PSB/PE) e filiado, Tadeu Alencar; pelo professor, ex-reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e ex-presidente do SINPROFAZ, Ricardo Lodi; e pelo advogado e ex-deputado federal Vicente Cândido.

Homenagem

Como não poderia deixar de ser, o evento foi aberto com uma homenagem ao ex-presidente José Ernane de Souza Brito, falecido no mês de junho. Após um vídeo com cenas do trabalho desempenhado pelo Colega ao longo dos anos de dedicação ao Sindicato e à Procuradoria da Fazenda Nacional, o presidente Achilles Frias e o ex-presidente Heráclio Camargo entregaram à viúva, Tainá Bastos, e às filhas Maria Fernanda e Ana Luísa Bastos de Brito, uma placa em homenagem a José Ernane. Como afirmou Achilles Frias ao se dirigir ao público do Encontro, o Colega era apaixonado pela família, pela Carreira e pelo SINPROFAZ. A ele, a Diretoria manifesta a mais sincera gratidão.

Palestras

Para desejar boas-vindas aos presentes, Achilles Frias iniciou as falas da noite. Tendo em vista o tema escolhido para o 20º Encontro, “A PGFN e os Meios Alternativos de Solução de Conflitos”, o presidente do SINPROFAZ destacou os avanços promovidos na Instituição e o sucesso do trabalho realizado pela Carreira, que vem conquistando o devido reconhecimento. Tendo em vista, ainda, a interrupção dos Encontros Nacionais do Sindicato provocada pela pandemia da Covid-19 em todo o mundo, Achilles Frias ressaltou a alegria pelo reencontro com a Carreira: “Ter um evento presencial com os Colegas, neste Encontro tão prestigiado, é uma alegria para a Diretoria do SINPROFAZ. Em nome das diretoras e dos diretores, desejo, a todas e todos, uma ótima confraternização”.

A palavra foi passada, então, a Ricardo Soriano. Ao público, o procurador-geral falou sobre o papel da Administração de encampar as boas iniciativas que vêm da base. De acordo com Soriano, “tivemos, em todas as áreas da PGFN, resultados muito positivos. A transação tributária se mostrou um grande sucesso: em três anos, alcançamos R$ 370 bilhões em regularização de dívidas”. O filiado Tadeu Alencar comentou a relevância da Instituição. Segundo o deputado federal, entretanto, “temos visto ataques sistemáticos ao serviço público, às instituições de controle. A reforma administrativa pretendeu a desconstrução do papel do Estado. A pandemia, porém, mostrou a importância desse papel e de um serviço público autônomo, independente e valorizado”.

O ex-deputado federal Vicente Cândido deu sequência às exposições da Mesa de Honra, oportunidade em que destacou a contribuição dos Membros da PGFN à República. “Convivo com os PFNs desde os governos do PT e o que percebo é que a Carreira não mudou o comportamento em nenhum momento. Isso mostra que ela é estável e que não está à mercê de turbulências.” Coube a Ricardo Lodi fechar as palestras da noite. Ao comentar as exposições que o antecederam, o ex-presidente do SINPROFAZ afirmou que a atual condição de destaque da PGFN no cenário nacional se deve, em grande parte, à atuação sindical: “Lutamos muito para que tivéssemos procuradores-gerais da Carreira e, hoje, fico muito feliz por acompanhar o fortalecimento da Advocacia Pública Federal”.