O SINPROFAZ, representado pelo presidente Achilles Frias, esteve reunido ontem (22) com Maria Lúcia Fattorelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida. Durante o encontro, realizado na sede do SINPROFAZ, em Brasília/DF, discutiu-se a possibilidade de apoio do Sindicato ao seminário anual realizado pela Associação. Em 2017, o evento teve como tema “Esquema Financeiro Fraudulento e Sistema da Dívida – Criação de ‘Estatais não Dependentes’ para securitizar a Dívida Ativa e lesar a sociedade” e foi realizado no mês de novembro, na capital federal.
Ao longo da reunião, falou-se também sobre a parceria entre SINPROFAZ e Auditoria Cidadã para barrar a aprovação do projeto de securitização de créditos, o PLP 459/17 que tramita na Câmara dos Deputados (tramitou no Senado como PLS 204/16). De acordo com Fattorelli, grande propaganda vem sendo feita por governadores e prefeitos pela aprovação do projeto que, se aprovado, possibilitará o desvio da arrecadação tributária e a realização de operação de crédito ilegal.
Sobre a Associação
A Auditoria Cidadã da Dívida é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivos realizar auditoria da dívida pública brasileira – interna e externa, federal, estadual e municipal – e exigir a devida transparência do orçamento fiscal, de modo que os cidadãos conheçam todas as fontes de recursos públicos e sua respectiva destinação. Desde 2001, a Auditoria Cidadã vem realizando estudos e eventos para promover a discussão e a mobilização de entidades da sociedade civil em torno da questão do endividamento público brasileiro.
Sobre a coordenação
Maria Lúcia Fattorelli é auditora fiscal da Receita Federal aposentada, ex-presidente do Sindifisco Nacional, e tem diversos livros publicados no país e no exterior. Foi assessora técnica da CPI da Dívida Pública na Câmara dos Deputados e do Comitê da Verdade sobre a Dívida Pública, instituído pelo Parlamento Grego para realizar a auditoria da dívida pública da Grécia. Também atuou como membro da Comissão de Auditoria Integral da Dívida Pública do Equador.