O SINPROFAZ, representado pelo presidente Achilles Frias, esteve reunido nessa quarta-feira (22) com a diretora do Departamento de Gestão Corporativa da PGFN, Iêda Cagni. O encontro ocorreu na sede da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, em Brasília/DF, e também contou com a presença do diretor substituto, Ronaldo Baptista.
Ao iniciar a reunião, o presidente do Sindicato externou preocupação com os rumores sobre a extinção da Seccional de Osasco/SP, onde atuam cerca de 30 PFNs, além de servidores e terceirizados. Achilles Frias ressaltou como o fechamento de uma Seccional do porte da de Osasco, responsável por elevado estoque de dívida ativa, pode trazer prejuízos para a própria União.
Sobre a questão, Iêda Cagni afirmou que não há qualquer definição. Segundo a diretora, o orçamento da PGFN, assim como de todos os outros órgãos do Poder Executivo, vem diminuindo. Nesse cenário, a prioridade da Instituição é atuar pela melhoria estrutural das unidades das Procuradoria da Fazenda Nacional. A PGFN continua analisando as alternativas, considerando, inclusive, a possibilidade de ampliação do teletrabalho, no que teve o apoio do SINPROFAZ.
Outro tema abordado na reunião foi o esgotamento da lista de PFNs empossados após o concurso para a Carreira. De acordo com Iêda, o processo de remoção em andamento será encerrado em breve, assim que forem definidas as últimas lotações e analisados os recursos. Em até um mês, as 43 vagas em vacância devem ser preenchidas com nomeações imediatas. SINPROFAZ, PGFN e AGU intercederão junto ao Ministério do Planejamento para nomeação dos demais aprovados, dessa forma, esgotando a lista de aprovados ainda este ano.
Na ocasião, o SINPROFAZ ainda questionou a administração sobre a necessidade de a PGFN investir na qualificação dos seus membros. A diretora do Departamento de Gestão Corporativa afirmou que a capacitação dos PFNs é, sim, prioridade da Instituição que, inclusive, possui projetos de especialização a serem executados em breve.