SINPROFAZ REPUDIA TRATAMENTO RECEBIDO DOS GESTORES DO MGI – SINPROFAZ

27 jun, 2024

SINPROFAZ REPUDIA TRATAMENTO RECEBIDO DOS GESTORES DO MGI

O SINPROFAZ, representado pela presidente, Iolanda Guindani, e pelo vice-presidente, Ricardo Queiroz, compareceu ontem (26) à primeira reunião da Mesa Setorial de Negociação da Advocacia Pública Federal. A reunião foi conduzida por José Lopez Feijóo, secretário de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e também contou com a presença de integrantes da cúpula da AGU e das demais entidades representativas dos Membros. Em geral, os presentes saíram da reunião absolutamente insatisfeitos com o tratamento conferido pelos gestores do MGI, que demonstraram total desconhecimento com relação às prerrogativas das carreiras.

Na ocasião, os representantes do Ministério questionaram a percepção, pelos advogados públicos federais, da verba privada prevista no Código de Processo Civil, regulamentada em lei e ratificada pelo Supremo Tribunal Federal. O SINPROFAZ destaca: o tema em questão não é e nem será objeto de debate junto ao MGI, uma vez que é assunto alheio à pauta da Mesa e pertinente, apenas, à Advocacia-Geral da União. Assim, a Diretoria vem tranquilizar os PFNs com relação ao assunto e REPUDIAR todos os ataques sofridos ao longo da reunião, os quais vão de encontro ao tratamento devido às carreiras da AGU, que, a despeito de desempenharem Função Essencial à Justiça, percebem salário extremamente defasado quando comparado às demais FEJs.

Para apresentar um balanço do primeiro encontro da Mesa, a Presidência do SINPROFAZ promoveu uma live com a participação de filiadas e filiados. A reunião on-line deixou evidente o sentimento coletivo de decepção e a necessidade da tomada de medidas capazes de forçar, de fato, uma negociação. Com o intuito de debater as sugestões apresentadas pelos Colegas ao longo da live, a Diretoria do SINPROFAZ se reuniu na manhã desta quinta-feira. Pessoalmente insatisfeitos com a primeira rodada da Mesa Setorial e cientes da disposição das carreiras para a luta conjunta, os dirigentes sindicais deliberaram unanimemente pela manutenção e radicalização da mobilização nacional.

A Diretoria do SINPROFAZ – com a parcimônia que há anos caracteriza seus assertivos posicionamentos em defesa da Carreira – entende que o momento demanda a atuação absolutamente coordenada com as demais entidades representativas. Por isso, foi agendada para esta tarde uma reunião entre os dirigentes associativos com vistas ao alinhamento das estratégias e à definição das medidas a serem tomadas. O SINPROFAZ considera que o cenário atual requer a união dos Membros da AGU, não a adoção de providências isoladas. Nesse sentido, ressalta: se assim for decidido, Sindicato e Associações irão às últimas consequências para o alcance do merecido sucesso dos advogados públicos federais.