SINPROFAZ SE REÚNE COM COMISSÃO DA AGU CRIADA PARA O DIÁLOGO COM AS ENTIDADES – SINPROFAZ

NOTÍCIAS


Confira as notícias

14 dez, 2023

SINPROFAZ SE REÚNE COM COMISSÃO DA AGU CRIADA PARA O DIÁLOGO COM AS ENTIDADES


A presidente Iolanda Guindani e o vice-presidente Ricardo Queiroz representaram o SINPROFAZ na terceira Reunião Ordinária da Comissão de Diálogo com Entidades da Advocacia Pública. Realizado na quarta-feira (13), na sede da Advocacia-Geral da União, em Brasília/DF, o encontro contou com a presença do filiado e corregedor-auxiliar Eduardo Araújo. Coube à secretária-geral da AGU, Clarice Calixto, a condução dos trabalhos e a abordagem de importantes assuntos relativos à Instituição.

Para darem início às discussões, os presentes trataram do tema da saúde mental. Após ressaltar a ocorrência de afastamentos de Membros e servidores em virtude de transtornos físicos e emocionais, Clarice Calixto elogiou a presidente do SINPROFAZ, que tem atuado em prol da estruturação de um sistema próprio da AGU para atenção à saúde das pessoas. “Desde que Iolanda Guindani assumiu o Sindicato, essa tem sido uma pauta importante e uma demanda do próprio ministro Jorge Messias para 2024”, informou.

Em atenção ao cumprimento, a presidente do SINPROFAZ agradeceu a secretária-geral e reforçou a importância do sistema, que vem sendo chamado de “projeto de saúde integral”. Segundo Iolanda Guindani, “precisamos enxergar de forma ampla a saúde dos integrantes da AGU e não olhar apenas para o ponto final, quando já existe o esgotamento físico e mental. Desejamos tratar advogadas públicas e advogados públicos de modo preventivo e trabalhar em cima das razões que motivam os afastamentos e as licenças”.

No decorrer da reunião, os representantes das entidades e da Advocacia-Geral da União discutiram outros temas, a exemplo de inovações tecnológicas, migração de sistemas, pesquisas de clima organizacional e criação da carreira de apoio. Sobre este assunto, Clarice Calixto lembrou que a minuta do projeto de lei para modelagem do quadro técnico continua sob análise da equipe do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Após o aval do MGI, o texto seguirá para debate no Congresso Nacional.



VOLTAR