DIRIGENTES DO SINPROFAZ SÃO RECEBIDOS POR JORGE MESSIAS, ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO – SINPROFAZ

17 ago, 2023

A presidente do SINPROFAZ, Iolanda Guindani, e o vice-presidente, Ricardo Queiroz, representaram o Sindicato em reunião na terça-feira (15) com o advogado-geral da União, Jorge Messias. Na ocasião do encontro na sede da AGU, em Brasília/DF, o filiado recebeu as entidades integrantes do Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal. O vice-AGU, Flávio Roman; o consultor-geral da União, André Dantas; e a secretária-geral adjunta de Consultoria, Tahiana Vieira, também participaram da reunião, ao longo da qual os dirigentes associativos apresentaram os principais pleitos das carreiras. A atuação sinérgica e colaborativa entre o FORVM e a AGU foi destacada ao longo dos debates.

Para dar início às exposições, a palavra foi concedida a Iolanda Guindani. A presidente do SINPROFAZ abordou temas como o trabalho parlamentar empreendido pelas entidades; o custeio, pelo CCHA, de gastos que recaem sobre os Membros da Instituição; e a importância de iniciativas da AGU voltadas à saúde integral dos Colegas – pauta na qual a presidente contou com o apoio irrestrito de Jorge Messias. Ao tratar da minuta do projeto de lei que visa à criação do quadro técnico da AGU e que inclui a PGFN, Iolanda Guindani ressaltou que “com a carreira de apoio, as advogadas públicas e os advogados públicos serão capazes de alcançar patamares de eficiência ainda maiores em benefício do país”.

Autonomia da Advocacia Pública
Na oportunidade da reunião, o filiado Jorge Messias foi convidado pelas entidades do FORVM para compor o dispositivo de abertura do 1° Seminário Nacional da Autonomia da Advocacia Pública. O evento, que conta com o apoio do SINPROFAZ, ocorre no dia 5 de setembro, em São Luís/MA – cidade natal do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, o qual, em 2007, foi o deputado autor da PEC 82, relativa à autonomia funcional dos Membros da AGU. Colegas, parlamentares e autoridades de todas as partes do Brasil são esperados no Seminário. Filiadas e filiados interessados em participar devem se inscrever até o dia 31 de agosto por meio do link: bit.ly/SemináriodaAutonomia