PSICÓLOGO APRESENTA CINCO PASSOS PARA A SAÚDE MENTAL NA PFN. CONHEÇA! – SINPROFAZ

NOTÍCIAS


Confira as notícias

14 out, 2022

PSICÓLOGO APRESENTA CINCO PASSOS PARA A SAÚDE MENTAL NA PFN. CONHEÇA!


O psicólogo Cristiano Costa é coordenador do Projeto do SINPROFAZ de Saúde Mental e Qualidade de Vida na PFN. Em palestra promovida conjuntamente pelo Sindicato e pelo Grupo Nacional de Saúde Mental, Costa abordou os “Cinco Passos para um Setembro Amarelo na PFN”. A apresentação, na sede da PRFN 3ª Região, contou com transmissão ao vivo para Colegas, servidores, terceirizados e estagiários da Instituição em todo o país. Aos filiados, o SINPROFAZ lembra que Costa é o responsável pelas mensagens enviadas ao canal saudemental@sinprofaz.org.br. Os e-mails são sigilosos e lidos exclusivamente por ele.

Ao iniciar a palestra, o psicólogo chamou a atenção do público para a “voz da consciência” ou o “juízo” de cada pessoa. Segundo Costa, essa voz se manifesta de forma autônoma, isto é, nem sempre alinhada aos pensamentos e às atitudes do indivíduo. “Muitas vezes essa voz nos diz coisas que não queremos ouvir, mas que precisamos ouvir.” Para Carl Jung, psicoterapeuta criador da Psicologia Analítica, essa voz representa o “arquétipo do gênio pessoal”, compreendido pelos antigos como “um ser invisível, próximo”, que influencia os destinos. “Em certo aspecto, essa instância cuida de nós. Em nossa psicologia, porém, pode assumir a característica de um poço cheio de mágoas”, alertou Costa.

Conforme o psicólogo, a palavra “coração” também traduz a ideia de “eu interior”, com o qual precisamos estabelecer um diálogo. Portanto, o primeiro passo do Setembro Amarelo na PFN é, de acordo com Costa, ouvir o coração, que tem uma faceta “luminosa” e outra “sombria, magoada”. O segundo passo é compartilhar esse diálogo com alguém, levando em conta tudo de favorável e de desfavorável que o coração vem expressando. Conversar com um especialista representa o terceiro passo. “Já é hora de acabarmos com o preconceito em relação à psicoterapia e com a ideia de que devemos resolver sozinhos todos os nossos problemas. É aí que entramos em enrascadas”, advertiu.

O quarto passo, segundo o psicólogo, é começar uma atividade prazerosa, que proporcione entusiasmo. “É comum que nosso gênio relembre desejos antigos como aprender a tocar violão, viajar para certo lugar, realizar um sonho de infância. Dê início a esses projetos!” O quinto passo do Setembro Amarelo na PFN é iniciar algo de que não se gosta, mas que certamente fará bem: uma atividade física, uma reeducação alimentar, uma vida sociocultural mais ativa. É fundamental, ainda, dar fim a hábitos prejudiciais, a exemplo de relacionamentos tóxicos. “Nosso coração pode estar como um poço de mágoa, mas também pode estar repleto de tesouros escondidos”, concluiu.

Confira a íntegra da palestra em: bit.ly/SetembroAmareloSINPROFAZ



VOLTAR