OBRA “TEORI NA PRÁTICA. UMA BIOGRAFIA INTELECTUAL” É LANÇADA COM A PARTICIPAÇÃO DE PFNS E AUTORIDADES DO JUDICIÁRIO – SINPROFAZ

18 maio, 2022

A passagem do ministro Teori Albino Zavascki (1948-2017) pela magistratura constitui uma das mais belas páginas da jurisprudência nacional. Sua atuação de destaque em três diferentes tribunais ao longo de quase 28 anos representa inestimável contribuição ao Direito brasileiro, por meio de precedentes que jogaram luzes sobre importantes institutos jurídicos.

A obra “Teori na prática. Uma biografia intelectual”, idealizada e coordenada pelo PFN filiado Claudio Xavier Seefelder Filho, em conjunto com Daniel Coussirat de Azevedo, se propõe à análise dos julgados que revelam os mais notáveis votos proferidos por Teori Zavascki no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal.

O livro traz as ideias e o raciocínio jurídico do ministro comentados por ex-colegas de magistratura, juízes, advogados públicos e privados e antigos colaboradores que, por anos, acompanharam de perto sua memorável produção. Para além de um tributo ao jurista, a obra busca resgatar seu legado, apresentando às atuais e às futuras gerações o sofisticado pensamento de um magistrado que entrou para a história do país.

“Teori na prática. Uma biografia intelectual” contou com a participação de vários PFNs, como Adriano Chiari da Silva, Alexandra Maria Carvalho Carneiro, Amanda de Souza Geracy, Anselmo Henrique Cordeiro Lopes (ex-PFN), Fabrício da Soller, Flávia Palmeira de Moura Coelho, João Batista de Figueiredo, José Péricles Pereira de Sousa, Lana Borges Câmara, Luana Vargas Macedo (ex-PFN), Marcus Vinicius Barbosa (ex-PFN), Moisés de Sousa Carvalho Pereira, Paulo Mendes, Paulo Roberto Riscado Junior e Rogério Campos.

Os ministros Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Gilmar Ferreira Mendes, Gilson Dipp, José de Castro Meira e Nelson Azevedo Jobim e as ministras Eliana Calmon Alves, Ellen Gracie Northfleet e Grace Mendonça também enriqueceram a obra com suas contribuições. A obra “Teori na prática. Uma biografia intelectual” pode ser adquirida mediante pré-venda no site da Editora Fórum: bit.ly/TeoriNaPratica