AGU PROMOVE CAMPANHA VOLTADA PARA MULHERES E MENINAS REFUGIADAS NO BRASIL – SINPROFAZ

16 abr, 2021

AGU PROMOVE CAMPANHA VOLTADA PARA MULHERES E MENINAS REFUGIADAS NO BRASIL

Motivada pela crise sanitária provocada pela Covid-19, a Advocacia-Geral da União está promovendo a campanha solidária Todos por Elas. A iniciativa tem por objetivo a distribuição de itens de higiene básica para meninas e mulheres refugiadas no Brasil. Até o dia 9 de maio, os voluntários poderão doar R$ 30 ou mais por meio da plataforma virtual do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado do Governo Federal – Pátria Voluntária: bit.ly/TodosporElasAGU.

Os valores arrecadados serão revertidos em kits a serem distribuídos pela organização humanitária IKMR. A distribuição ocorrerá no início de junho, mês dos refugiados. A campanha integra o programa AGU Pessoas, da Secretaria-Geral de Administração (SGA/AGU), e ocorre em parceria com o Pátria Voluntária, o Ministério da Economia, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Todos por Elas
O lançamento da campanha ocorreu no dia 29 de março, durante evento virtual que marcou o encerramento do Mês da Mulher na AGU. Na oportunidade, foi exibido vídeo gravado pela primeira-dama. Nele, Michelle Bolsonaro destacou que a empatia é um dos sentimentos mais nobres que o ser humano pode ter: “Para entender a necessidade de ajudar o próximo, é preciso se imaginar no lugar dele. Imagine você, mulher, sem acesso a produtos básicos de higiene pessoal. Convidamos a sociedade para participar e ajudar as mulheres nessas condições”.

Segundo Iêda Cagni, secretária-geral de Administração da AGU, o projeto Todos por Elas surgiu a partir da urgência em desenvolver iniciativas de promoção do conhecimento, além de ações voltadas para a valorização da mulher. “Especialmente nesta época em que enfrentamos uma pandemia em seu pior momento, é indispensável fomentar ações direcionadas para a valorização não só da mulher, mas de todas as pessoas”, afirmou.

Iêda Cagni pediu o engajamento de todos na campanha solidária: “Temos a meta de arrecadar R$ 50 mil para distribuir 1 mil kits de higiene. A participação de todos é muito importante. Durante a pandemia, temos ajudado muita gente. Por isso, pedimos mais uma vez essa ajuda. Um pouquinho de cada um de nós será muito para alguém”.

A adjunta da Direção Nacional da Escola da AGU, Rita Nolasco, fez um convite para que toda a sociedade participe da campanha. Ela ressaltou que o Todos Por Elas é uma iniciativa de âmbito nacional e reforçou que as doações precisam ser feitas exclusivamente pela plataforma virtual do Pátria Voluntária, de modo a evitar o deslocamento de pessoas.

De acordo com Rita Nolasco, a AGU está ciente de que as refugiadas enfrentam muitas dificuldades e que agora, com as medidas de isolamento adotadas para conter a pandemia da Covid-19, os desafios se intensificaram. “Essas pessoas em situação de refúgio, de vulnerabilidade social, sentiram ainda mais os efeitos da crise gerada pela pandemia, em especial as mulheres. Sensibilizada com essa situação, a AGU escolheu direcionar a campanha para as meninas e mulheres em situação de refúgio”, explicou.

A IKMR
A IKMR – “I Know My Rights” ou “Eu Conheço Meus Direitos” – é uma organização não governamental brasileira, sem fins lucrativos, criada em 2012 e que se dedica às crianças refugiadas. A ONG é regida pelas disposições da Convenção Internacional dos Direitos das Crianças, do Estatuto da Criança e do Adolescente, da Convenção de Genebra de 1951 e seu Protocolo de 1967, da Declaração de Cartagena, da Declaração e do Plano do México, da Lei 9474/97 e das resoluções do Comitê Nacional para Refugiados – CONARE.

A fundadora e diretora-geral da IKMR, Viviane Reis, enfatizou a importância de a campanha ter como público-alvo meninas e mulheres em situação de refúgio. “Quero parabenizá-los e agradecê-los por terem feito essa escolha.” Viviane Reis ressaltou que o foco da IKMR é o acolhimento e a integração das crianças que buscam refúgio no Brasil: “De forma indireta, está entre as nossas prioridades fortalecer o núcleo familiar e a comunidade em que as crianças estão inseridas. As mulheres que acompanham essas crianças já passaram por desafios inimagináveis”.

Secretária-executiva do Pátria Voluntária, Adriana Pinheiro declarou que o programa do Governo Federal está aberto para mais parcerias com a AGU. “Esta campanha tem um lugar especial em nosso coração, mas espero que seja a primeira de muitas. Como mulheres, sabemos como é importante o cuidado com a higiene e a beleza e como isso restaura nossa dignidade. Esperamos que a campanha seja um grande sucesso ao ajudar mulheres que estão precisando desse carinho em um momento tão difícil para toda a população.”