O Movimento Nacional pela Valorização da Advocacia Pública motivou a reunião de centenas de advogados públicos durante esta semana em Brasília/DF. Unidos em prol dos objetivos comuns, Membros da AGU e das Procuradorias dos Estados e Municípios percorreram os corredores do Congresso Nacional a fim de sensibilizar deputados e senadores para a importância da PEC 17/2024, que garante autonomia orçamentária à Advocacia Pública.
Tendo em vista a estratégia de aproximação dos parlamentares do Estado de origem, coube à presidente do SINPROFAZ a visita aos gabinetes dos deputados Giovani Cherini (PL/RS), Bohn Gass (PT/RS), Danrlei de Deus (PSD/RS) e Marcon (PT/RS). Em atenção a Iolanda Guindani, os parlamentares receberam os materiais informativos, compreenderam a relevância da pauta e fizeram sugestões relacionadas à tramitação da PEC na Câmara dos Deputados. O trabalho ocorreu em sintonia com o das demais entidades integrantes do FORVM e com o da Comissão de Atuação Parlamentar do SINPROFAZ.
A presença do Sindicato e das demais carreiras no Congresso Nacional foi determinante para o avanço da PEC 17 na Câmara. Na sessão plenária da quarta-feira (7), o deputado Vicentinho Júnior (PP/TO) apresentou requerimento para que a proposta de emenda seguisse para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Casa. O pleito foi atendido pelo presidente Hugo Motta (Republicanos/PB), que parabenizou o deputado por defender pauta tão justa para o país. O trabalho conjunto se concentra agora na CCJ!









