PFN e Gênero: Sensibilização, Conscientização e Diálogos. Essa foi a temática escolhida pelo SINPROFAZ para nortear a série de eventos em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. As segundas-feiras do mês ficarão marcadas por debates sobre assuntos como tributação, gênero, raça e classe, violência e saúde mental. As discussões contarão com a participação de procuradoras da Fazenda Nacional, pesquisadoras, autoridades e especialistas, que promoverão exposições abertas à Carreira e ao público em geral. A Programação completa do Mês da Mulher será divulgada em breve. Não deixe de prestigiar!
Embaixadoras e Embaixadores convidam
As iniciativas do Mês temático “PFN e Gênero: Sensibilização, Conscientização e Diálogos” integram as ações do Projeto do SINPROFAZ de Saúde Mental e Qualidade de Vida na PFN. O Projeto possui Embaixadores: procuradoras e procuradores da Fazenda Nacional conscientes da importância de iniciativas que promovam a saúde emocional dos integrantes da Instituição. Entre os Embaixadores, estão os filiados Beatriz Pereira, Maya Lisboa, Rogério Campos, Lorena Narcizo e Ronaldo Prado, que gravaram vídeos convidando os Colegas para os eventos do Mês. Fique atento às redes sociais do SINPROFAZ e à divulgação de cada um dos convites. Aos Embaixadores do Projeto, nosso agradecimento pelo apoio!
Incentivo à arte feminina
Uma das ações promovidas no âmbito do Mês “PFN e Gênero: Sensibilização, Conscientização e Diálogos” é o apoio do SINPROFAZ às mulheres artistas. Nessa perspectiva do projeto, o Sindicato revela a importância do conceito de sororidade e abre espaço para divulgação à Carreira da produção artística feminina. Cinco jovens ilustradoras foram escolhidas pelo SINPROFAZ para representar a arte desenvolvida nas cinco Regiões do país. O que une essas artistas? O trabalho em torno da temática de gênero! A pedido do SINPROFAZ, elas produziram ilustrações sobre o papel da mulher na sociedade moderna. Por meio das redes sociais do Sindicato, os Colegas conhecerão as jovens artistas selecionadas e as suas produções!
A perspectiva de gênero na literatura
A literatura feminista não é invenção recente. Relevantes autoras que privilegiam a perspectiva da mulher em suas obras, no entanto, ainda carecem de espaço para divulgação e sensibilização de novos leitores. O SINPROFAZ levou em conta essa demanda e fará sua parte: na ocasião dos debates realizados durante o Mês “PFN e Gênero: Sensibilização, Conscientização e Diálogos”, serão promovidos sorteios entre as filiadas e os filiados espectadores dos webinars. Ao longo dos eventos virtuais, os interessados pelas obras literárias poderão enviar seus nomes via chat e se inscrever nos sorteios on-line, que serão realizados ao final dos debates.
Conheça as obras a serem sorteadas:
– A princesa salva a si mesma neste livro, de Amanda Lovelace
– A vida invisível de Eurídice Gusmão, de Martha Batalha
– Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie
– As avós, de Doris Lessing
– Memórias de uma moça bem comportada, de Simone De Beauvoir
– Mulheres de minha alma, de Isabel Allende
– O conto da aia, de Margaret Atwood
– Orgulho e Preconceito, de Jane Austen
– Os homens explicam tudo para mim, de Rebecca Solnit
– Persépolis, de Marjane Satrapi
– Rodopios, de Cristianne Fortes
– Um teto todo seu, de Virginia Woolf
Tem sugestões ou dúvidas sobre o Mês temático “PFN e Gênero: Sensibilização, Conscientização e Diálogos”? Envie sua mensagem para o e-mail saudemental@sinprofaz.org.br.