SINPROFAZ PARTICIPA DE NOVO SEMINÁRIO SOBRE A REFORMA ADMINISTRATIVA – SINPROFAZ

NOTÍCIAS


Confira as notícias

26 set, 2023

SINPROFAZ PARTICIPA DE NOVO SEMINÁRIO SOBRE A REFORMA ADMINISTRATIVA


A presidente Iolanda Guindani representou o SINPROFAZ no seminário “Desenvolvimento e desempenho de pessoas no setor público”. Reunidos para pensar o futuro da administração, debatedores e demais participantes discutiram dados relacionados ao tema do evento e defenderam mudanças na cultura de desenvolvimento e de avaliação no setor público. O seminário em Brasília/DF foi promovido pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – Fonacate, em parceria com o Instituto Servir Brasil, e foi o segundo da série de encontros que visam ao debate da “Nova Agenda para a Reforma Administrativa”.

O evento foi prestigiado pelo senador Rogério Carvalho (PT/SE). Ao participar da abertura do seminário, o parlamentar defendeu que o governo atue contra a PEC 32/2020 e que participe das discussões legislativas, de modo a alcançar uma reforma administrativa centrada no fortalecimento do Estado. “Todos os países desenvolvidos têm um Estado forte. Mas não se faz um Estado forte sem um serviço público organizado, sem uma burocracia de alto nível.” O senador ressaltou, ainda, que o Brasil possui, no setor público, quadros da melhor qualidade, capazes de colaborar para uma administração mais eficiente, “em que os excessos de discricionariedade sejam contidos, para não criarmos autocracias”.

O segundo seminário do ciclo contou com palestras da professora e pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB), Elaine Neiva; da coordenadora-geral de Gestão e Desempenho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Priscila Cardoso; do coordenador-geral de Desenvolvimento de Pessoas do MGI, Eduardo Almas; e do pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea e coordenador-geral de Indicadores e Evidências do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Roberto Pires. Ao longo das exposições, especialistas e representantes do governo apresentaram novos caminhos e metodologias para a avaliação de desempenho no setor público.



VOLTAR