SINPROFAZ PARTICIPA DE ATO PELO DIA NACIONAL EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO – SINPROFAZ

25 mar, 2021

SINPROFAZ PARTICIPA DE ATO PELO DIA NACIONAL EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO

O SINPROFAZ, representado pelo presidente José Ernane Brito, participou ontem (24) de ato pelo Dia Nacional em Defesa do Serviço Público. A mobilização pelo futuro do país teve como bandeira a luta contra a reforma administrativa e o congelamento salarial, assim como o combate às demais tentativas do governo de culpabilizar os servidores pela crise econômica e de estabelecer um Estado mínimo e precário. Diversos parlamentares e dirigentes sindicais participaram do dia de protesto, entre os quais o presidente do SINPROFAZ. Em discurso, José Ernane Brito pleiteou a união dos servidores em prol do fortalecimento das carreiras e do Estado brasileiro.

“O serviço público foi massacrado no bojo da PEC Emergencial – na verdade, PEC do ajuste fiscal. Conseguimos salvar, ao menos, o legítimo direito à progressão e à promoção daqueles que trabalham pela segurança e em defesa da vida. A pandemia vem mostrando a importância de um Estado coeso e dos 12 milhões de servidores, que têm levado o Brasil no colo. Mas estamos à deriva. Somos contra todos os aspectos da PEC 32 que pretendem beneficiar pessoas que não têm compromisso com o serviço público. O Estado brasileiro é forte, republicano e democrático e não aceitará esse ataque. Conclamo os 200 milhões de brasileiros para a luta, porque o Estado é do povo.”

Convidado pelo SINPROFAZ, o filiado e deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE) também marcou presença no evento. Ao iniciar o discurso ao público, o parlamentar cumprimentou os membros das carreiras da Advocacia-Geral da União e o fez na pessoa do presidente José Ernane Brito. De acordo com Tadeu Alencar, não obstante a grave crise sanitária enfrentada pelo país e o compromisso demonstrado pelos servidores para com a população, o governo – autoritário, negacionista e anticientífico – segue atuando contra a democracia, as instituições e as políticas públicas, num esforço para desmontar o Estado e criminalizar o funcionalismo.

“Neste momento de pandemia, vemos a importância da presença do Estado onde ele é necessário. Não é o mercado que resolve o problema da desigualdade. Não é o mercado que está junto da população em momentos graves como este, de efeitos dramáticos sobre as vulnerabilidades sociais, que são crônicas no Brasil. O momento é de aglutinação de forças e articulação daqueles compromissados com um Estado que cumpra seu papel e que atenda ao objetivo central de diminuir as desigualdades monumentais de nosso país. Temos compromisso com o fortalecimento do serviço público. Jamais aprovaremos qualquer tentativa de desmoralização e de fragilização.”

A mobilização virtual foi promovida pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – Fonacate, em parceria com a frente parlamentar Servir Brasil e o Movimento Basta!. Na oportunidade, houve o lançamento do livro “Rumo ao Estado Necessário: Críticas à proposta de governo para a reforma administrativa e alternativas para um Brasil republicano, democrático e desenvolvido”. A obra reúne todos os Cadernos da Reforma Administrativa elaborados pelo Fonacate. Não assistiu ao evento pelo Dia Nacional em Defesa do Serviço Público? Confira em bit.ly/DiadoServicoPublico