SINPROFAZ CONTRIBUI COM REPORTAGEM VEICULADA POR VALOR ECONÔMICO – SINPROFAZ

16 nov, 2016

SINPROFAZ CONTRIBUI COM REPORTAGEM VEICULADA POR VALOR ECONÔMICO

O presidente do SINPROFAZ, Achilles Frias, colaborou com matéria publicada hoje (16) no jornal Valor Econômico. A reportagem intitulada “Autuações fiscais devem crescer 23% este ano” tratou do processo de cobrança dos créditos tributários devidos à União, desde a autuação da Receita Federal à cobrança por parte da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

A reportagem destacou a criação do Sonegômetro, contador digital criado a partir de um complexo estudo do SINPROFAZ para demonstrar os números atualizados da sonegação nas esferas municipal, estadual e federal. “É um trabalho em prol da conscientização para o combate à sonegação. Conforme apontaram nossos estudos, mais de 80% dos R$ 500 bilhões sonegados anualmente passam por sofisticados mecanismos de lavagem de dinheiro”, explicou Achilles Frias.

Ao comentar os valores resgatados pela PGFN que, em 2015, recuperou R$ 14 bilhões para os cofres do Estado, o presidente do SINPROFAZ abordou a carência de investimentos no órgão: “Há um sucateamento do trabalho dos Procuradores, principalmente na informatização precária e na falta de equipe técnica de apoio”. Achilles Frias ressaltou ainda que, a cada R$ 1 investido na PGFN, há R$ 800 de retorno para a União.

Segundo a reportagem, o maior volume das dívidas tributárias está nas mãos das grandes empresas, que representam 0,01% do total de contribuintes, mas que responderam por 61% da arrecadação de tributos em 2015.
Confira a reportagem completa.