SECRETÁRIO DE ORÇAMENTO RECEBE ENTIDADES DO INSTITUTO SERVIR BRASIL – SINPROFAZ

06 out, 2023

SECRETÁRIO DE ORÇAMENTO RECEBE ENTIDADES DO INSTITUTO SERVIR BRASIL

A presidente Iolanda Guindani compareceu na terça-feira (3) à reunião com Paulo Bijos, secretário de Orçamento Federal. O encontro foi solicitado pelo Conselho do Instituto Servir Brasil, do qual o Sindicato faz parte, e contou com as presenças de dois deputados federais: Luiz Carlos Motta (PL/SP), relator do PLOA 2024, e Rafael Prudente (MDB/DF), membro da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional. A reunião ocorreu na sede do Ministério do Planejamento e Orçamento.

Ao longo do encontro, Paulo Bijos respondeu aos questionamentos dos dirigentes sindicais sobre o espaço fiscal de que os servidores dispõem para pleitear avanços nas respectivas carreiras e instituições. Ao se dirigir ao secretário, Iolanda Guindani ressaltou que “os procuradores da Fazenda Nacional são responsáveis por grande parte da arrecadação em âmbito federal. Não obstante, despendem muito tempo na realização de atividades administrativas. Por isso é fundamental que seja logo aprovada a lei que cria a carreira técnica da AGU e que a PGFN seja, sem demora, contemplada com novos servidores”.

Luiz Carlos Motta fez uso da palavra em seguida. De acordo com o relator do PLOA 2024, são vários e legítimos os pleitos que chegam ao gabinete parlamentar. A quantidade de pedidos, no entanto, é maior do que a possibilidade de acolher a todos: “Meu compromisso é criar um orçamento que vá ao encontro das necessidades dos brasileiros. Sabemos que não é fácil, mas vamos seguir trabalhando e ouvindo as entidades, para que, no final, possamos atender ao maior número possível de reivindicações. Contem comigo”.

Vice-líder do MDB, Rafael Prudente também se manifestou na oportunidade da reunião. Segundo o deputado federal, a Comissão espera deliberar sobre a LDO o quanto antes. “Temos defendido as pautas econômicas que ainda estão pendentes de aprovação. Estamos alinhados com o governo naquilo que precisa ser feito e desejamos seguir colaborando. Parabenizo toda a equipe da Secretaria de Orçamento Federal e me coloco à disposição para aquilo que pudermos fazer em prol da recuperação da economia.”