MEMBROS DA AGU PROMOVEM ATO PELA VALORIZAÇÃO DA ADVOCACIA PÚBLICA – SINPROFAZ

11 jul, 2024

MEMBROS DA AGU PROMOVEM ATO PELA VALORIZAÇÃO DA ADVOCACIA PÚBLICA

Membros da AGU compareceram nesta quinta-feira (11) a mais um ato da Mobilização Nacional pela Valorização da Advocacia Pública Federal. A concentração em Brasília/DF ocorreu na sede 1 e reuniu as quatro carreiras da Instituição. Em comum, a demanda pelo agendamento da segunda reunião da Mesa Setorial de Negociação e pela recomposição do subsídio.

Ao longo da Mobilização, dirigentes sindicais e associativos discursaram para o público. Ao fazerem uso da palavra, ressaltaram o simbolismo do ato, que evidenciou a capacidade de união dos Membros em torno dos interesses coletivos. De acordo com as lideranças das entidades representativas, há quase dez anos não havia negociação com o governo e predominava a incerteza sobre negociações futuras. Por isso a necessidade de se aproveitar o momento especial e lutar por mais valorização.

Durante a Mobilização, as entidades foram recebidas pela secretária-geral de Consultoria, Clarice Calixto, que manifestou o alinhamento da AGU com as pautas reivindicatórias junto ao MGI. Na ocasião, as entidades solicitaram que o advogado-geral da União, Jorge Messias, atuasse diretamente nas negociações, bem como na definição da segunda Mesa de Negociação.

No final da tarde, as entidades se reuniram para avaliar os atos e planejar novos movimentos, tendo sido combinado que no dia 1º de agosto haverá nova Mobilização Nacional pela marcação da segunda rodada da Mesa de Negociação com o MGI. Na mesma reunião, ficou acertado que o CCHA será oficiado para que apresente um plano de implantação da verba indenizatória prioritária, conforme combinado na primeira reunião do Grupo de Trabalho constituído para essa finalidade.

As entidades convencionaram ainda que, nos próximos dias, será promovida uma série de reuniões de mobilização com as unidades consultivas e contenciosas da Advocacia Pública Federal – reuniões que serão agendadas e comunicadas aos Membros em breve. Por fim, ficou definida a execução de ações relacionadas à ideia de “operação padrão”, a ser instaurada pelos Membros da AGU caso não haja sinalização de andamento das negociações com o governo federal até o dia 1º de agosto.

Contamos com a participação de todas e todos nos próximos atos. Associações unidas no fortalecimento da Mobilização!

Brasília, 11 de julho de 2024.

Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais – ANAFE
Associação Nacional dos Membros das Carreiras da Advocacia-Geral da União – ANAJUR
Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais – ANPPREV
Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional – SINPROFAZ