O SINPROFAZ, representado pela presidente Iolanda Guindani, participou de reunião do Conselho Político da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD). O encontro, que contou com a presença de dezenas de lideranças sindicais, foi conduzido por Maria Lucia Fattorelli.
Ao iniciar a reunião, a coordenadora nacional da ACD destacou a importância do Prêmio “Transparência e Fiscalização Pública” recebido da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados por indicação do Deputado Glauber Braga (Psol/RJ). Em discurso na oportunidade da premiação, Fattorelli estendeu a honraria a todas as pessoas e entidades que, há 24 anos, apoiam e constroem a Auditoria Cidadã da Dívida: “A ACD nasceu a partir do plebiscito do ano 2000, quando mais de 6 milhões de brasileiros votaram pela realização da auditoria e pelo cumprimento da Constituição Federal”.
Na sequência da reunião, Fattorelli apresentou aos membros do Conselho uma análise da conjuntura política e econômica nacional, que ficou marcada, segundo a coordenadora, pela elevação da taxa básica de juros Selic e pela apresentação, pelo governo federal, do pacote de corte de gastos. “Essas medidas têm como consequência a destinação de ainda mais recursos para o pagamento dos juros e mecanismos do Sistema da Dívida, demonstrando cabalmente a necessidade de enfrentamento desse Sistema por meio da auditoria integral com participação social”, explicou Maria Lucia Fattorelli.