EM ASSEMBLEIA, SINPROFAZ E FONACATE FAZEM ANÁLISE DO CENÁRIO POLÍTICO NACIONAL – SINPROFAZ

19 abr, 2023

EM ASSEMBLEIA, SINPROFAZ E FONACATE FAZEM ANÁLISE DO CENÁRIO POLÍTICO NACIONAL

O SINPROFAZ, representado pela vice-presidente Iolanda Guindani e pelo diretor Roberto Rodrigues, compareceu à assembleia geral do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – Fonacate. Realizada em Brasília/DF, a reunião contou com a presença de dirigentes sindicais representantes de entidades do serviço público federal.

Para abrir a assembleia, os presentes realizaram uma análise do contexto político nacional. Na avaliação do assessor parlamentar do Fonacate, Jorge Mizael, conflitos e alianças entre lideranças do Congresso demonstram que o governo não terá facilidade para articular e aprovar as propostas de seu interesse. Independentemente desse cenário, SINPROFAZ e Fonacate seguirão atuando no Parlamento.

A chamada “Lei Geral dos Concursos” também foi tema de debates na ocasião da assembleia. O projeto de lei 2.258/2022, que aguarda a designação de relator para ser apreciado no Senado Federal, preocupa as entidades, para as quais o texto possui inconstitucionalidades e retrocessos. Atentos a essa e a outras pautas comuns, os dirigentes associativos definiram estratégias para atuação conjunta.