EM ASSEMBLEIA GERAL, ENTIDADES DO FONACATE ELEGEM CONSELHOS – SINPROFAZ

Confira as notícias

19 nov, 2021

EM ASSEMBLEIA GERAL, ENTIDADES DO FONACATE ELEGEM CONSELHOS

O SINPROFAZ, representado pelo presidente Achilles Frias, participou, na tarde de quarta-feira (17), de Assembleia Geral do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – Fonacate. O encontro foi marcado pelos debates relativos à reforma administrativa e à PEC dos Precatórios, assim como pela eleição dos Conselhos Executivo e Fiscal responsáveis por liderar o Fonacate no triênio 2022/2024. Com o apoio do SINPROFAZ, o presidente do Fórum, Rudinei Marques, foi reconduzido ao cargo, no qual continuará atuando em prol da visibilidade política e social que o Fonacate conquistou em âmbito nacional.

PEC 32/2020
Em um balanço do trabalho realizado ao longo do ano, os dirigentes sindicais deram destaque à atuação contra a reforma administrativa. De acordo com os presentes, a frente política que visa à destruição do Estado Democrático encontrou, nas entidades do Fórum, fortes defensores dos pressupostos constitucionais e do serviço público e republicano, dispostos para a mobilização e a proposição de uma reforma mais aderente às necessidades do país. Ao fazer uso da palavra, o presidente do SINPROFAZ propôs uma análise da PEC 32 considerando o curto, o médio e o longo prazo.

“A batalha contra a reforma administrativa tem sido grande. Se hoje estamos mais otimistas é devido ao trabalho realizado pelas entidades reunidas no Fonacate. Contudo, o atual momento não nos permite baixar a guarda e cessar a atuação parlamentar. Já no próximo ano, em médio prazo, o país estará anestesiado pelas disputas eleitorais. Por esse motivo, minha preocupação está no longo prazo, no início do mandato dos eleitos: a depender de quem se eleja, a reforma administrativa poderá ser aprovada”, alertou Achilles Frias, cujos apontamentos foram ratificados pelos presentes.

PEC 23/2021
A luta contra a PEC dos Precatórios é, hoje, a principal bandeira do Fonacate. A complexidade do tema e do próprio texto apresentado vem dificultando a mobilização social. Para esclarecer aspectos da Proposta, o Fonacate está preparando uma Manifestação dirigida aos parlamentares. A versão da PEC aprovada pela Câmara dos Deputados enfrenta resistências entre os senadores. A perspectiva, no entanto, é de que a matéria já seja apreciada pelo Senado Federal na semana que vem. Saiba mais sobre a campanha do Fonacate contra a PEC dos Precatórios: bit.ly/3HJSsM7.