TV DOS TRABALHADORES REPERCUTE CRÍTICA DO SINPROFAZ À REFORMA DA PREVIDÊNCIA – SINPROFAZ

21 fev, 2017

TV DOS TRABALHADORES REPERCUTE CRÍTICA DO SINPROFAZ À REFORMA DA PREVIDÊNCIA

O SINPROFAZ foi procurado pela emissora paulistana TV dos Trabalhadores, a TVT, para comentar a proposta governamental de reforma da Previdência. De acordo com a reportagem, mesmo que o rombo na Previdência exista de fato, há maneiras para aumentar a receita do setor sem que seja preciso diminuir os direitos dos trabalhadores. A proposta não leva em conta, por exemplo, a dívida previdenciária de R$ 426 bilhões que empresas públicas e privadas têm com o governo, conforme apontado pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

“O caminho é a recuperação da Dívida Ativa da União. Temos um estoque de 1,8 trilhões inscrito na DAU. Há ainda a questão das fraudes tributárias: empresas devedoras criam empresas ‘esqueleto’ que assumem o passivo tributário enquanto as devedoras continuam operando. Esse tipo de fraude constitui o escopo do trabalho desenvolvido pela PGFN. Somos, hoje, pouco mais de dois mil procuradores. Mesmo com o alto passivo de processos, não temos estrutura de carreira de apoio”, explicou o diretor do SINPROFAZ, Rodrigo Mellet.

Entre os devedores, 82% são empresas ativas, que possuem potencial para pagamento da dívida bilionária. O montante devido equivale ao triplo do déficit no INSS em 2016 que, segundo o governo, foi de R$ 149 bilhões. Confira a reportagem completa: goo.gl/wk2jDe