Na tarde da terça-feira (19), o vice-presidente Carlos Alexandre Torres e a diretora Michelle Cavalcante representaram o SINPROFAZ na assembleia geral do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – Fonacate. A reunião, que marcou a inauguração da nova sede do Fórum em Brasília/DF, possibilitou o debate de temas de interesse comum das entidades filiadas, a exemplo dos riscos representados pela iminente reforma administrativa. A assembleia geral do Fonacate foi prestigiada pelos deputados e sempre parceiros Erika Kokay (PT/DF) e André Figueiredo (PDT/CE).
Sobre a reforma, os presentes discutiram as principais ameaças relacionadas a temas como relativização da estabilidade, avaliações subjetivas de desempenho e precarização dos vínculos de trabalho. Tendo em conta o grupo que, na Câmara dos Deputados, se debruça sobre os assuntos, dirigentes sindicais e associativos avaliaram o grau de proximidade com os parlamentares integrantes do GT e traçaram estratégias para articulação. Definiu-se que a atuação das entidades do Fonacate ocorrerá de forma conjunta, a fim de impedir retrocessos para as carreiras, o serviço público e a sociedade.
Diante dos graves riscos, os presentes definiram quatro eixos inegociáveis na articulação e no enfrentamento à matéria: o não rebaixamento dos salários iniciais, a preservação de direitos para os futuros servidores, a defesa do concurso público como forma única de ingresso e a manutenção da estabilidade. Tendo em conta os quatro eixos, discutiu-se a nova etapa da campanha de mídia do Fonacate, que visará à conscientização sobre retrocessos. Por fim, as entidades deliberaram pela realização de outro dia nacional de mobilização em defesa do serviço público, cuja data será em breve divulgada pelo Fonacate.
Fotos: Mateus Cândido/ Fonacate



