A presidente Iolanda Guindani representou o SINPROFAZ no seminário “Ideias para um novo sistema de carreiras no setor público”. O evento em Brasília/DF foi promovido pela Frente Servir Brasil e pelo Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado – Fonacate. O seminário foi o primeiro de uma série de encontros que visam ao debate de uma “Nova Agenda para a Reforma Administrativa”.
Os palestrantes desse primeiro seminário foram Felipe Drumond, consultor em Gestão de Pessoas, e Maria Isabel Araújo Rodrigues, especialista em políticas públicas e assessora na Secretaria de Planejamento e Gestão do estado de Minas Gerais. O evento contou ainda com a participação de José Celso Cardoso Júnior, secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e Rudinei Marques, presidente do Fonacate.
Ao longo das exposições, palestrantes e convidados discutiram temas relativos ao sistema de carreiras da administração pública federal, o qual se caracteriza por ser, ao mesmo tempo, heterogêneo e desigual. Dessa forma, segundo os palestrantes, qualquer proposta que vise racionalizar ou harmonizar o sistema de carreiras deve primeiro ser capaz de enfrentar essa realidade brasileira.