SINPROFAZ PARTICIPA DE DEBATES DA MESA NACIONAL DE NEGOCIAÇÃO PERMANENTE – SINPROFAZ

31 ago, 2023

SINPROFAZ PARTICIPA DE DEBATES DA MESA NACIONAL DE NEGOCIAÇÃO PERMANENTE

A presidente do SINPROFAZ, Iolanda Guindani, compareceu à quarta reunião de trabalho da Mesa Nacional de Negociação Permanente. Realizada na terça-feira (29), na Esplanada dos Ministérios, a reunião contou com a presença dos secretários de Relações de Trabalho, José Lopez Feijóo, e de Gestão de Pessoas, José Celso Cardoso, e teve como pauta central o reajuste salarial dos servidores federais em 2024.

Liderados por Rudinei Marques, presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – Fonacate, os dirigentes sindicais pleitearam um reajuste condizente com as perdas acumuladas, que já superam 30%. Não obstante, a informação dos secretários foi de que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos conseguiu reservar R$ 1,5 bilhão do orçamento, o que corresponde a 1% de aumento para 2024.

A proposta foi mal recebida pelas entidades. De acordo com Rudinei Marques, a expectativa era de que o governo apresentasse valores minimamente razoáveis. Na visão do Fonacate, porém, a proposta representa verdadeira afronta aos servidores ativos, aposentados e pensionistas, muito prejudicados pelo congelamento salarial imposto nos últimos anos. Segundo José Lopez Feijóo, caso haja espaço orçamentário, o percentual será revisado.