SINPROFAZ E FONACATE SE OPÕEM À RETOMADA DA TRAMITAÇÃO DA PEC 32 – SINPROFAZ

14 ago, 2023

SINPROFAZ E FONACATE SE OPÕEM À RETOMADA DA TRAMITAÇÃO DA PEC 32

O SINPROFAZ, representado pela presidente Iolanda Guindani, compareceu à assembleia geral do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – Fonacate. O encontro marcou o início da mobilização política para o segundo semestre do ano e contou com a participação de vários representantes sindicais. Na oportunidade, os presentes rechaçaram as ameaças do presidente da Câmara dos Deputados de retomar a tramitação da PEC 32/2020, relativa à reforma administrativa.

Sobre o tema, o presidente do Fonacate, Rudinei Marques, lembrou que centenas de entidades de servidores do Executivo firmaram com o governo federal o Termo de Acordo 01/2023. Na cláusula quarta, o documento disciplina que “o governo fará gestão junto ao Congresso Nacional para a retirada da PEC 32/2020”. Em debate sobre alternativas à proposta de emenda, a presidente Iolanda Guindani reiterou que “devemos estar preparados e trabalhar em um projeto nosso, isto é, em uma contraproposta de reforma que seja mais favorável aos servidores”.

Além da pauta legislativa, os membros do Fonacate debateram a realização da 8ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado, que deve ocorrer no primeiro semestre de 2024, em Brasília/DF. Por fim, os dirigentes sindicais abordaram os avanços já obtidos na Mesa Nacional de Negociação Permanente e as expectativas para a abertura das Mesas Setoriais de Negociação.