NO CONGRESSO NACIONAL, SINPROFAZ PARTICIPA DE ATO EM DEFESA DA DEMOCRACIA – SINPROFAZ

09 fev, 2023

NO CONGRESSO NACIONAL, SINPROFAZ PARTICIPA DE ATO EM DEFESA DA DEMOCRACIA

O SINPROFAZ, representado pelo diretor Sérgio Carneiro, participou na quarta-feira (8) da mobilização “O caminho inverso: ato pela democracia”, promovida pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo – SINDILEGIS. O ato, que contou com apoio institucional da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, ocorreu no Congresso Nacional exatamente um mês após a invasão do prédio nos atos terroristas do dia 8 de janeiro. Durante os ataques, os invasores quebraram vidraças, móveis e obras de arte do Congresso. Por isso, nos discursos proferidos ao longo do evento, foi pleiteada a responsabilização dos culpados e manifestada a gratidão pelos servidores das Casas – com destaque para os profissionais da limpeza, as forças policiais, os advogados e os responsáveis pela restauração das obras.

O ato simbólico teve início às 14h – horário em que, em janeiro, começaram os ataques – e foi realizado no Salão Negro, espaço que une as duas Casas do Parlamento e que foi o primeiro a ser invadido. A mobilização teve a participação dos corais da Câmara, do Senado e do TCU, que entoaram o hino nacional. Autoridades estrangeiras marcaram presença, a exemplo de representante da coalizão Capitol Strong, formada por entidades que se uniram após a invasão do Capitólio nos EUA. A Associação de Ex-Membros do Congresso dos EUA também participou do ato por meio de carta enviada em apoio à mobilização (confira aqui a íntegra da carta). O ato foi encerrado no gramado em frente ao Congresso Nacional, onde a palavra “democracia” e a bandeira nacional foram abraçadas pelos participantes.

Presença de parlamentares
Diversos deputados e senadores compareceram ao ato e manifestaram apoio irrestrito à luta permanente em defesa da democracia. O dever cívico de repudiar os atos violentos também foi ressaltado na oportunidade. Deputadas como Maria do Rosário (PT/RS), Luiza Erundina (PSOL/SP), Erika Kokay (PT/DF), Fernanda Melchionna (PSOL/PT), Célia Xakriabá (PSOL/MG) e Luciene Cavalcante (PSOL/SP) e deputados como Chico Alencar (PSOL/RJ), André Figueiredo (PDT/CE), Luciano Bivar (União/PE), Ivan Valente (PSOL/SP) e Luiz Carlos Motta (PL/SP) participaram da mobilização. O senador Weverton Rocha (PDT/MA) e a senadora Soraya Thronicke (União/MS) também estiveram presentes e discursaram em defesa das instituições e do Estado democrático de direito.