SINPROFAZ COMPARECE À REUNIÃO DE ENTIDADES INTEGRANTES DO FONACATE – SINPROFAZ

12 jan, 2023

SINPROFAZ COMPARECE À REUNIÃO DE ENTIDADES INTEGRANTES DO FONACATE

O SINPROFAZ, representado pelo diretor Sérgio Carneiro, compareceu à reunião das entidades integrantes do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – Fonacate. Ao longo do encontro, realizado na quarta-feira (11), em Brasília/DF, os presentes discutiram temas como a recomposição salarial para os servidores federais e a instauração, pelo governo federal, da mesa nacional permanente de negociação, com vistas ao tratamento de questões gerais e específicas de cada carreira.

Conforme os dirigentes do Fonacate, somente ao longo do governo anterior, as perdas salariais acumuladas, medidas pelo IPCA, atingiram 27%, além dos benefícios há muito congelados. Assim, ao menos para estancar as perdas ocorridas até o momento, o Fonacate pleiteará a concessão imediata de reajuste salarial ao funcionalismo federal, o que ensejará o envio de medida provisória ao Congresso Nacional nas próximas semanas.

Antes de concluir os debates, os dirigentes associativos ressaltaram a atenção à conjuntura política do país e ratificaram o repúdio aos atos terroristas ocorridos no último domingo. Conforme trecho de nota divulgada pelo Fonacate, “Manifestamos compromisso irrestrito com a vontade popular expressa nas urnas, assim como solidariedade aos chefes dos três Poderes covardemente atacados pelos criminosos, ao tempo em que cobramos ações imediatas para defesa do Estado Democrático de Direito”.