SINPROFAZ REALIZA WEBINAR SOBRE “QUALIDADE DE VIDA, SONO E SONHOS”. ASSISTA! – SINPROFAZ

01 out, 2021

SINPROFAZ REALIZA WEBINAR SOBRE “QUALIDADE DE VIDA, SONO E SONHOS”. ASSISTA!

Temas como a importância do sono para a prevenção ao burnout foram abordados no Webinar Setembro Amarelo – Qualidade de vida, Sono e Sonhos, realizado ontem (30) pelo SINPROFAZ. O evento teve como convidado especial o neurocientista Sidarta Ribeiro, professor e vice-presidente do Instituto do Cérebro da UFRN. O Webinar ainda contou com as presenças de Achilles Frias, presidente do SINPROFAZ; Adriana Rocha, procuradora-geral da Fazenda Nacional substituta; Beatriz Pereira, representante do Grupo Nacional de Saúde Mental – PGFN; Aleksey Cardoso, diretor do Departamento de Gestão Corporativa – DGC/PGFN; e Cristiano Costa, psicólogo coordenador do Projeto do SINPROFAZ de Saúde Mental e Qualidade de Vida na PFN.

Coube ao presidente do Sindicato abrir o evento e dar as boas-vindas ao público e aos participantes do Webinar. Segundo Achilles Frias, a palestra motivada pelo Setembro Amarelo foi mais uma ação do Projeto de Saúde Mental que, lançado há um ano, ganhou continuidade para atender à demanda da Carreira: “A PGFN tem demonstrado resultados brilhantes de arrecadação e eficiência. É um órgão muito respeitado no cenário político. Nosso atual desafio é fazer com que essa Instituição de excelência preserve também a saúde de seus Membros. Percebemos a paixão dos mais de dois mil procuradores da Fazenda Nacional, mas essa dedicação tem um custo muito alto. A questão da saúde mental tem toda a atenção do SINPROFAZ”.

Qualidade de vida, Sono e Sonhos
De acordo com o professor Sidarta Ribeiro, sono e sonhos formam a base de uma saúde perfeita, alcançada quando se soma a alimentação de boa qualidade e o exercício físico regular. Ao abordar a questão da sobrecarga de trabalho, o neurocientista apontou para a existência de uma “glorificação do sacrifício” em todas as profissões. “Estamos longe do equilíbrio, construindo uma sociedade do cansaço, da exaustão. Estamos sempre devendo, nunca está bom o suficiente. Isso tem muito a ver com o tempo on-line: aquele que consegue desligar o celular e se concentrar no presente faz muito pela saúde. Mas diminuir a quantidade de trabalho também é uma questão política. Afinal, estamos correndo para onde? Será que precisamos trabalhar tanto?”, questionou.

Os preocupantes resultados do Diagnóstico de Saúde Mental e Qualidade de Vida e de Trabalho na PFN foram destacados por Cristiano Costa em exposição durante o Webinar: a pesquisa do Sindicato concluiu que a Carreira caminha para um quadro de burnout. “Constatou-se a estafa e a insônia dos PFNs, além do senso de que não possuem condições para gozar a vida, ter lazer e usufruir de uma diversidade de experiências. A percepção geral de impessoalidade e falta de afeto também impacta a vida dos Membros da Carreira”, explicou o psicólogo. Conforme o Diagnóstico, a sobrecarga na Instituição é percebida como máxima e 66,93% dos PFNs acreditam que a efetiva melhoria das condições de trabalho está relacionada ao suporte administrativo.

Representantes da Carreira
Convidada para falar ao público, Beatriz Pereira apresentou o Grupo Nacional de Saúde Mental – PGFN. De acordo com a filiada, o Grupo é formado por mais de uma dezena de Colegas representantes de todas as Regiões do país. Ao fazer referência à palestra de Sidarta Ribeiro, a procuradora da Fazenda chamou a atenção para a abordagem dos aspectos técnicos e, especialmente, dos aspectos estruturais – estes, segundo ela, são os que demandam os maiores esforços. “Convido todas e todos para um pacto coletivo: precisamos resgatar a ‘ética do cuidado’ – como dito pelo professor Sidarta Ribeiro – e tratar da saúde mental em rede. Estamos todos no mesmo barco e com grande potencial de adoecimento. É justamente na vulnerabilidade que podemos nos mostrar mais fortes.”

No Webinar, a PGFN foi representada por Adriana Rocha e Aleksey Cardoso. De acordo com a procuradora-geral substituta, os gestores da Instituição têm a percepção do quanto as reflexões sobre saúde mental são importantes – isso porque o tema não guarda respostas fáceis. “Talvez a melhor resposta esteja na empatia, no olhar generoso para o outro, na compreensão de nossas vulnerabilidades e no entendimento de que todos estamos suscetíveis a dificuldades”, ressaltou. A fala foi reiterada pelo diretor do DGC, segundo o qual “estão todos imbuídos do desejo de enfrentar os desafios que existem na PGFN. Já tivemos várias reuniões internas envolvendo os procuradores-adjuntos e os regionais e temos debatido bastante a temática da saúde mental”.

Sorteios de livros
Findado o Webinar Setembro Amarelo – Qualidade de vida, Sono e Sonhos, foram realizados os sorteios de cinco exemplares da obra O oráculo da noite: A história e a ciência do sonho, de autoria do palestrante convidado Sidarta Ribeiro. No livro lançado em 2019, o autor responde a perguntas como “o que são os sonhos?” e “qual o papel deles na evolução da consciência humana?”. As filiadas e os filiados ao SINPROFAZ contemplados nos sorteios foram Ricardo Almeida Zacharias, Érica Feitosa Fortaleza, Marcelo Vieira de Sousa César, Andréa Borges Araújo e Mônica Franke da Silva. Os livros serão encaminhados às cinco residências. Parabéns aos contemplados!

Não assistiu ao Webinar Setembro Amarelo – Qualidade de vida, Sono e Sonhos? Acesse o YouTube do SINPROFAZ e confira: bit.ly/SonoeSonhos