SINPROFAZ APOIA PROJETO DE EDUCAÇÃO FISCAL IDEALIZADO POR MUNICÍPIO DE ALAGOAS – SINPROFAZ

09 set, 2021

SINPROFAZ APOIA PROJETO DE EDUCAÇÃO FISCAL IDEALIZADO POR MUNICÍPIO DE ALAGOAS

Em nova ação da Campanha Nacional da Justiça Fiscal – Quanto Custa o Brasil pra Você?, o SINPROFAZ concedeu apoio institucional ao projeto Da Cidadania Cultural à Cidadania Fiscal, lançado pela Prefeitura de São José da Laje/AL. O programa, promovido em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas, inclui uma série de iniciativas relacionadas à educação fiscal, que visam levar de forma pedagógica, às salas de aula e à sociedade como um todo, a discussão acerca da importância do pagamento de tributos.

Uma das ações do projeto alia de modo especial a cultura local, a promoção da cidadania e a educação fiscal. Trata-se do gibi da Turma Lajense. Por meio de seis personagens ilustrados, a publicação aborda a relevância dos impostos para a manutenção da cultura, da história e do patrimônio municipais. O gibi tem registro internacional ISBN e será distribuído nas escolas públicas de ensino fundamental de São José da Laje. A versão digital do gibi está disponível! Conheça: sinprofaz.org.br/pdfs/turma-lajense-digital.pdf

Delegada sindical em Alagoas, Carla Guerra aprovou o apoio concedido pelo SINPROFAZ ao projeto. De acordo com a PFN, a iniciativa do Município “objetiva a disseminação de práticas voltadas para a responsabilidade fiscal. Assim como as demais políticas relacionadas a essa temática, o projeto visa à formação de cidadãos mais comprometidos com a causa, sobretudo para que haja um real conhecimento a respeito do valor social do tributo”. O SINPROFAZ agradece à delegada sindical pela contribuição, assim como à filiada Keila Melo, pela indicação do projeto, e à procuradora-geral do Município de São José da Laje, Roseli Matias, pelas orientações e pelos esclarecimentos.

Da Cidadania Cultural à Cidadania Fiscal
Entre as demais ações do projeto, estão a realização de videoconferências e palestras sobre educação fiscal para alunos da rede pública municipal, a promoção de lives nas mídias sociais do Município sobre a importância dos tributos para a materialização das políticas públicas e a garantia de direitos, e a disponibilização de um aplicativo da Turma Lajense com jogos e informações sobre a função socioeconômica dos tributos. Todas as atividades propõem a conscientização e a mudança de comportamento, de modo que a comunidade escolar adquira maior familiaridade com a questão fiscal.